São Paulo, sábado, 17 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Maria de Nazaré   
Bandeirantes, 17h - (Marie de Nazareth). França, 1994, 110 min. Direção: Jean Delannoy. Com Myriam Muller, Francis Lalanne.
Sim, é o velho Jean Delannoy, na época com uns 86 anos, voltando à ativa para contar a história de Maria, mãe de Jesus (de quem quase foi contemporâneo). Vale a curiosidade.

No Limite do Inferno  
Record, 22h30 - (Desert Thunder). EUA, 1998, 86 min. Direção: Jim Wynorski. Com Daniel Baldwin, Tim Abell.
Os melhores pilotos da Força Aérea são convocados a bombardear o Iraque. Para começar, se fossem os melhores mesmo, não estariam em um filme de Jim Wynorski.

Código Desconhecido    
Cultura, 23h - França, 2000, 118 min. Direção: Michael Haneke. Com Juliette Binoche, Thierry Neuvic, Josef Bierbichler.
A partir de vários personagens que se encontram em Paris, entre europeus e parisienses, Haneke parece buscar os pontos comuns e as diferenças entre as pessoas, neste momento conflituado da cultura européia. Seu cinema é agudo, estranho, talvez doentio. E tem bastante a ver com a nova configuração das relações mundiais. A ver.

O Negociador   
Globo, 23h20 - (Metro). EUA, 1997, 117 min. Direção: Thomas Carter. Com Eddie Murphy, Michael Rapaport, Michael Wincott.
Murphy faz Scott Hopper, policial especialista em negociar com bandidos, especialmente seqüestradores. Ou seja, um especialista em lábia. Entre uma catástrofe e outra, ele terá de enfrentar o grande desafio de sua vida: conseguir libertar sua namorada, feita refém por um ladrão de jóias. Deixa-se ver, mas é aquela coisa sem qualquer resquício de personalidade (exceto a do próprio Eddie Murphy).

Vanilla Sky    SBT, 0h - (Vanilla Sky). EUA, 2001, 134 min. Direção: Cameron Crowe. Com Tom
Cruise, Cameron Diaz, Penélope Cruz, Kurt Russell.
Cruise é a estrela num filme com roteiro que começa como truque e evolui para o simplesmente confuso. A fita busca se salvar pelo brilhareco. Em princípio, Cruise é o sujeito de quem uma amante rejeitada se vinga, provocando um baita desastre automobilístico. Ele, até então um gostosão, fica desfigurado e não pode mais aspirar à mulher por quem estava verdadeiramente apaixonado. Mas tudo isso é uma narrativa feita por um morto, em condições muito especiais. E por aí vamos.

100 Mulheres  
SBT, 2h30 - (Girl Fever). EUA, 2001, 98 min. Direção: Michael Davis. Com Chad Donella, Jennifer Morrison.
Jovem estudante descobre sua amada, que procurava há tempos, mas agora ela está deprimidíssima. Saber por que isso acontece o leva a conversar com outras garotas da faculdade. E, aliás, a se apaixonar por uma delas.

Casamento Arranjado  
Bandeirantes, 3h - (Arranged Marriage). EUA, 1996, 88 min. Direção: Mike Marvin. Com Diana Frank, Michael George, Lisa Comshaw.
Ricaço troca favor com um artista plástico: não cobra os aluguéis que esse lhe deve e, em troca, o artista deve casar com sua garota para que ela não seja expulsa do país pela imigração.

Cada um Vive Como Quer   
Globo, 3H25 - (Five Easy Pieces). EUA, 1970, 90 min. Direção: Bob Rafelson. Com Jack Nicholson, Karen Black, Susan Anspach.
Nicholson é o jovem que troca sua condição burguesa pela vida operária. Existe desgosto nessa opção, embora ela não mude muito seu modo de experimentar as coisas. Filme sobre o mal-estar? Em todo caso, estar aberto à existência, mesmo à depressão, a experiências que negavam a sociedade, são características marcantes do fim dos anos 60 que aparecem no filme de Rafelson. Trabalho desigual, em que a unidade parece vir sobretudo do trabalho de Nicholson, notável.

O Elefantinho de Coração Valente  
SBT, 3h45 - (Whispers - An Elephant's Tale). EUA, 2000. Direção: Dereck Joubert.
Elefantinho recém-nascido perde-se da mãe por ocasião de um ataque de caçadores. Ele acaba encontrando uma outra manada, onde é adotado por uma elefanta simpática, o que não o impedirá de passar por outras várias adversidades. A julgar pelo horário, parece que o programador da emissora se confundiu: esta animação é pra lá de infantil. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Tira o Redondo do Quadrado!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.