São Paulo, quarta, 17 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor cria policial cativante com estilhaços narrativos

da Redação


Como ninguém, Elmore Leonard é adepto do atrito. O autor sabe que, sem ele, não há fogo. E é de uma coleção de atritos que "Bandidos", assim como boa parte da obra de Leonard, tira força.
Personagens formam planetas complexos orbitando numa trama que ganha consistência na medida em que seus componentes entram em rota de colisão.
E esses choques acabam gerando estilhaços narrativos que, unidos com uma coerência exemplar, formam uma história cativante desde os primeiros capítulos.
É literatura policial -e das boas-, mas sem os maneirismos de alguns clássicos do estilo. Não há ali o rigor e a objetividade enclausurada de uma Agatha Christie. Nem a incerteza e o acaso de um Dashiell Hammett ou de um Raymond Chandler.
Há mistério em "Bandidos", como não poderia deixar de ser. Mas é um mistério endoscópico, que nasce nos aspectos mais íntimos dos personagens.
Quando soltos pela trama, esses aspectos geram expectativas sobre o resultado de encontros com outros personagens.
Por vezes, os encontros levam a explosões. Em outras, ocorrem apenas sugestões lacônicas e inconclusivas. Em ambas, jamais deixa de haver mistério.
Para problematizar seus personagens e desnortear o leitor, Leonard deixa de lado maniqueísmos. Os protagonistas jamais são movidos por sentimentos nobres. Todos acabam envolvidos em uma corrida cujo prêmio é um butim de US$ 5 milhões.
Um militar sandinista -personagem que mais se aproxima de um vilão- é motivado pela vingança, que, em meio a tanta cobiça, vira um sentimento altivo.
Para tirar a aura de santidade de uma freira, Leonard coloca nela uma calça Calvin Klein e não a deixa tirar o cigarro da boca.
Depois de várias tentativas, coube a um senhor de 72 anos, que conhece bem as regras da literatura policial, quebrá-las para garantir a sobrevida do gênero. (EF)


Livro: Bandidos Autor: Elmore Leonard Lançamento: Record Quanto: R$ 29 (290 págs.)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.