São Paulo, quinta-feira, 17 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Visual roqueiro e trajes militares inspiram os figurinos dos personagens

VIVIAN WHITEMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Assim como o roteiro, o figurino de "O Cavaleiro das Trevas", especialmente no que diz respeito aos dois personagens centrais, explora os dilemas e traumas psicológicos envolvidos na trama.
Na famosa "armadura" do Homem-Morcego, a figurinista Lindy Hemming (em 2000, ela levou o Oscar pelo guarda-roupa de "Topsy Turvy - O Espetáculo") desmontou o traje endurecido e um tanto ridículo dos últimos filmes: o resultado é uma roupa que acompanha melhor o desenho dos músculos e os movimentos do corpo, com inspiração militar e nos equipamentos de proteção esportivos.
Como Bruce Wayne, o ator Christian Bale veste o "traje típico" do milionário moderno: ternos Giorgio Armani feitos sob medida.
Mas quem rouba a cena é Heath Ledger, como Coringa. Dois polêmicos roqueiros inspiraram a nova versão do vilão: Sid Vicious, do Sex Pistols, e Pete Doherty, do Babyshambles. Junkies, decadentes e carismáticos, eles emprestaram ao Coringa o peso da realidade, a miséria moral e o sentimento de desesperança que deformam o rosto do vilão tanto quanto as cicatrizes (feitas com incríveis apliques de silicone).
Com sua casaca roxa modernizada (parecida ao que se viu nas semanas de moda de Milão e Paris) e um colete verde, o Coringa zomba da roupa "fina" da elite de Gotham -como fizeram os punks nos anos 70. As formas são refinadas, mas as cores sugerem morte, limo, putrefação. A maquiagem lembra a estética gótica e realça o sorriso do personagem, uma das imagens mais perturbadoras de Hollywood.


Texto Anterior: "Coringa representa medo da anarquia e do caos"
Próximo Texto: Público do filme brasileiro encolhe 30% no semestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.