São Paulo, sábado, 17 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA DRAMA

Em "Antes", grupo discute proposta do festival que abriu

CHRISTIANE RIERA
ENVIADA ESPECIAL A SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

O curador do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, Roberto Alvim, tem como objetivo divulgar espetáculos inovadores nesta décima edição. Sob a direção de Paulo Moraes, a Cia. Armazém de Teatro do Rio de Janeiro abriu o festival sintonizada a esta proposta ao colocar o próprio teatro no centro do debate.
À beira de uma represa, "Antes" apresenta um teatro abandonado como foco do drama. Paredes gigantescas em ruínas e um piano náufrago na areia, que ocupa todo o palco, parecem resistir à ameaça de destruição.
Ao som de uma respiração ritmada, um velho ator morto, o Espectro, renasce pulsando de dentro deste piano. Força contrária ao abandono do teatro, este mago poderoso insufla vida ao cenário de desolamento com memórias que envolvem histórias de três núcleos dramáticos.
Um ator angustiado agora sente sua "máscara desajeitada na cara". Abandonada por seu amante, uma cantora perde sua bravura artística.
Dois irmãos apaixonados são impossibilitados de viver um grande amor.
Todos compartilham de emoções em estado limítrofe e têm como missão passar por algum tipo de renovação. Como os dilemas são proferidos grande parte em solilóquios, ora ou outra atolam-se em pouca visualidade, deixando-se abafar pela grandeza do cenário.
Há, porém, explosões teatrais. A montagem cresce com uma troca erótica e cômica em um cemitério. Os irmãos escalam as altas paredes, cujo topo é cenário de bela despedida entre eles. Uma orquestração de "I Am the Walrus" acompanha as palavras de Shakespeare no epílogo de "A Tempestade": "Somos feitos da mesma matéria dos sonhos".
Enevoado pelo conflito entre memórias do passado e o presente do teatro, o público se dissipa pela noite de Rio Preto com esperança renovada em sua prosperidade.


ANTES

AVALIAÇÃO bom



Texto Anterior: "É dramático parecer o que não se deve", diz Maxwell
Próximo Texto: Folha.com
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.