São Paulo, sexta-feira, 17 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sumo dos diálogos permanece

CYNARA MENEZES
DA REPORTAGEM LOCAL

"Memórias Póstumas" se parece tanto com o livro que começa e termina do mesmo jeito. Quanto ao miolo, a obra de Machado de Assis parece ter sido espremida para retirar o sumo dos diálogos -muitas vezes, a frase em si é integralmente transposta para a película, com um sucesso inegável diante da platéia, apesar dos anos.
Nessa condensação, personagens e episódios desapareceram, é verdade. E o "humanitismo" de Quincas Borba mal preservou sua seiva. Mas as passagens de tempo são idênticas: do enterro do "defunto autor" para seu nascimento; da infância dele, pulando a escola, para a adolescência; daí para a idade adulta, praticamente evitando a faculdade, que no filme chega a ter atenção maior do que no livro.
A história da menina manca é um paradoxo. Se hoje soa politicamente incorreto dizer "por que bonita, se coxa?", é fato que o público se diverte a valer com o humor negro de Machado. Depois, também, com a surdez da mãe de Virgília, eterna amada de Brás Cubas. No livro, ela tem seu problema apresentado de passagem. No filme, é motivo de troça.
Outro momento engraçado é o acesso de tosse do pai de Brás, roubado no filme a outro personagem do livro, o Viegas, que não aparece na história filmada por Klotzel. A apropriação é feliz na película, porque, como não se sabia a razão no livro da agonia do personagem, a tosse lhe cai bastante bem.
Mas a grande virtude do filme são mesmo os diálogos, adaptados por José Roberto Torero. É delicioso escutar coisas preciosas como "bem-aventurados os que não descem, porque deles é o primeiro beijo das moças". Ou: "Marcela amou-me durante 15 meses e 11 contos de réis". Outras, da lavra de Torero, tampouco fazem feio.
E é claro que "aquela" frase está lá. Onde? Ao estilo de Brás Cubas, não direi; "tenham paciência!". Como no livro de Machado, é preciso chegar ao final para ouvi-la.



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Crítica: Intenção didática reduz contundência da obra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.