São Paulo, sexta-feira, 17 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PACOTE BRASILEIRO

Trama traz alemães da Matador

DA REDAÇÃO

Se você frequentou ou acessou lojas de discos recentemente, percebeu uns discos de fabricação nacional na seção de música eletrônica, cujos artistas eram da Alemanha. Khan, The Modernist e Sad Rockets (este, Andrew Parker, nascido no Uzbequistão radicado em Berlim, que lança "Transition"), do selo Matador, são lançados pela Trama.
Jörg Burger lançou "The Explosion" (2000), o segundo álbum sob a alcunha The Modernist. O disco não chega a ser uma antítese do título, mas revela um tecno minimalista de efeito surpreendente, como se espera de um alemão que já morou em Londres.
Aqui o tecno se traveste de branco com uma negritude latente por baixo, que vai envolvendo o ouvinte a cada execução. "Alphatier Brian (Live Update)" traz desorientação, e "Mrs. New Deal" hipnotiza, ambas sob uma maquiavélica ordem teutônica. Timbres de alto teor de abstração, batidas sintéticas, tudo veloz e economicamente irreal.
Também de Colônia e vivendo em Nova York, é Khan, cujo nome real é Can Oral -caso único em que parece o contrário, filho de finlandesa e turco-, que lança "1-900-Get-Khan" (1999) e a coletânea "Passport" (2000).
A capa de "1-900-Get-Khan" é a mais curiosa, com anúncios de telessexo gay, ostensivamente pornográfica. Tamanho exagero se pretende irônico, claro.
Nada hardcore como pode ser sugerido. Mas é underground o suficiente para ter a cantora Julee Cruise -a voz das trilhas de "Veludo Azul" e "Twin Peaks", filmes de David Lynch- presente em "Body Dump" e "Nowhere". As mais lânguidas, sensuais, suaves, envolventes do disco com traços de tecno minimalista e breakbeat desacelerado.
Em "Passport", cuja capa/encarte é retangular, como um, veja só, passaporte, Khan exibe reunião de faixas inéditas e originalmente lançadas em vinil sob pseudônimos como 4E, Cube 40, El Turco Loco (este, ótimo) etc.
A quantidade de apelidos revela quão underground um artista é. Só o eletrônico possibilita um anti-star como Khan.
(MARCELO NEGROMONTE)

Explosion    
Artista: The Modernist
Lançamento: Matador/Trama
Quanto: R$ 25, em média

1-900-Get-Khan e Passport    
Artista: Khan
Lançamento: Matador/Trama
Quanto: R$ 25, em média, cada um



Texto Anterior: Música/lançamentos - Eletrônico: Faithless é agradável e se torna quase imperceptível
Próximo Texto: Outros lançamentos: Café Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.