São Paulo, sexta-feira, 17 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Banda é espelho inteligente do topo das paradas

DA REDAÇÃO

Gorillaz é a mais sagaz paródia que o pop já fez de si mesmo. Quando criaram uma banda de cartum, de "mentira", animada, Damon Albarn, Jamie Hewlett e The Automator (o produtor) estavam tornando real a imagem do estrelato no século 21.
Bandas são irreais, os maiores vendedores de discos são os que mais dublam, os papéis do músico ou DJ não são muito visíveis no resultado final, e cada artista cria sua própria história para satisfazer a mídia, seja Marilyn Manson ou Les Rythmes Digitales.
Nesse sentido, Gorillaz torna-se autêntico, mais "verdadeiro" do que N'Sync. E fez um dos melhores álbuns do ano, só para fugir à regra, em que hip hop é o pano de fundo da produção narcótica, enfumaçada. E há a voz de Damon Albarn (ou seria de 2D?), o rock do "amanhã chegando hoje" -"Tomorrow Comes Today" foi o primeiro single.
Mas comece pelo final, por Ibrahim Ferrer cantando em "Latin Simone (Que Pasa Contigo)". Hip hop, Cuba, scratches, Inglaterra, cartum, trompetes, eletrônico, backing vocals de Albarn, muita informação. "Que pasa contigo? Mirate a ti mismo." Inebriante.
Caia já em "Clint Eastwood", a circular música que toca no Brasil em que o vocalista 2D traz "raios de sol dentro da bolsa". Seria um rap futurista há 15 anos. "Re-hash", a faixa de abertura, sai-se como Blur de "13", uma "doce sensação over the dub"...
"Tomorrow Comes Today" já é uma das músicas deste ano, cosmopolita e enfática, mas suave e delicada. "Não acho que durarei por muito tempo."
Precisa dizer mais?
(MARCELO NEGROMONTE)

Gorillaz     
Banda: Gorillaz
Lançamento: EMI
Quanto: R$ 25, em média



Texto Anterior: Festa house recebe trinca de grandes DJs
Próximo Texto: Erika Palomino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.