São Paulo, segunda, 17 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotógrafa mostra nus etéreos e digitais

free-lance para a Folha

A fotógrafa Renata Castello Branco está mostrando, na galeria Mônica Filgueiras, duas sequências de nus feitos em épocas diferentes e que estão relacionadas a pesquisas sobre o tema.
A primeira, realizada há dez anos, segue os ideais fotográficos da época. Segundo a fotógrafa, buscavam a beleza etérea das imagens e mexiam com a imaginação na questão da interpretação.
Renata registrou os reflexos dos modelos projetados em uma parede de aço, e a ação sugere a relação de um casal. Fotografadas em preto-e-branco, as partes do corpo, como dorso, estão deformadas, formando figuras abstratas, que se infiltram pelo fundo escuro.
A segunda sequência foi criada nos últimos oito meses, com fotos em cores tiradas com uma câmera para filmes no formato 35 mm. Depois de reveladas, foram transmitidas para o computador, manipuladas e editadas digitalmente.
As imagens produzidas criaram uma ponte entre o ensaio anterior e o novo, delineando o que Renata Castello Branco chama de "visão futurista de um trabalho sem referências culturais". O laboratório virtual de programas gráficos, como o "Adobe Photoshop", propicia construções de imagens com aspectos surrealistas.
A foto dos seios sobrepostos, que pairam no ar como se estivessem deslocados do corpo, é um bom exemplo das possibilidades criativas e sem limitações que o computador oferece.
Mas o fio condutor da mostra é a transformação e a modelagem das imagens. A fotógrafa combinou sua sensibilidade ao jogo de luzes, atribuindo às figuras substâncias emocionais e comunicativas.
No final, o resultado é curioso. Embora se aproximem das artes plásticas, misturando concepções pictóricas e as técnicas digitais, os trabalhos não perderam os referenciais da fotografia e do tema.

Exposição: Nus de Renata Castello Branco Onde: galeria Mônica Filgueiras (al. Ministro Rocha Azevedo, 297, tel. 282-5292) Quando: seg a sex, das 11h às 19h; sáb, das 11h às 13h. Até 5 de setembro Quanto: entrada franca Patrocínio: Procolor e Imágicas


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.