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OUTRA FREQUÊNCIA
Anhembi Morumbi toma as rédeas da Brasil 2000
LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Fundadora da Brasil 2000
em 1986, a Anhembi Morumbi decidiu agora tomar as rédeas
da emissora. Pela primeira vez
nos 16 anos de existência da rádio,
a universidade colocou um de
seus sócios para comandar a FM.
A iniciativa se deve ao fato de os
donos terem percebido que a
107,3 MHz passa por grave crise
de identidade na programação e
que, se entrar nos eixos, pode se
transformar num bom negócio.
A rádio, antes nas mãos de profissionais contratados pelos proprietários, está sendo reestruturada. Sócia e diretora da Anhembi
Morumbi, Carmem Maia, 41, arrumou sua sala na sede da Brasil
2000 há um mês. É a sua presença
física que diferencia esse novo
projeto de tantas outras promessas de mudança de conteúdo.
Documento interno assinado
por Maia mostra completa insatisfação dos proprietários com a
Brasil 2000 dos últimos cinco
anos. O descontentamento engloba, inclusive, os tempos de bom
ibope e faturamento do "Na Geral" (mistura de futebol com besteirol, hoje na Bandeirantes).
De acordo com o texto, a Brasil
era melhor nos primeiros anos.
Suas boas lembranças são da época em que a chamada "profissionalização" ainda não havia chegado à rádio, introduzindo o departamento comercial e toda a influência que traz à programação.
"A Brasil 2000 caracterizou-se
como uma "college radio", tachada
de alternativa, independente e
"traço [pouca audiência] no ibope". Teve de se submeter nos últimos cinco anos às exigências do
mercado, modificando aos poucos seu perfil, descaracterizando-se, perdendo sua identidade e seu
caráter inovador e de atitude.
Veio o vazio, que não se sustenta
por muito tempo, e veio a insatisfação", diz trecho do documento.
Em tempos de crise nas gravadoras, a ordem da Brasil 2000
agora é ignorar a estratégia de
marketing dos lançamentos de
CDs. Kid Vinil está no comando, e
a mudança é clara no ar. A FM
tentará novamente imprimir uma
marca de rádio cidadã, de qualidade. Maia está de olho, sobretudo, no departamento comercial.
Afinal, é lá que poderá conseguir
suporte a tantos planos.
O rádio e sua relação com a educação e a cultura serão debatidos
no seminário "Onda Cidadã", na
próxima segunda e terça, no Itaú
Cultural (avenida Paulista, 149,
SP). Paulinho da Viola dará depoimento sobre a música no dial.
Haverá ainda representantes da
Radiobrás e dos ministérios da
Educação e das Comunicações.
Na segunda, será exibido o filme
"Uma Onda no Ar", com a presença do diretor Helvécio Ratton.
Inscrições grátis pelos telefones
0/xx/ 11/3268-1876/1832.
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