UOL


São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DVD/CRÍTICA

Baseado em programa humorístico-escatológico da MTV, filme é lançado no Brasil sem passar pelos cinemas

Polêmico, "Jackass" chega direto ao DVD

THIAGO NEY
DA REDAÇÃO

"Jackass: O Filme" não é exatamente um filme. É como um episódio do programa americano exibido aqui pela MTV, só que com 85 minutos de duração. E um pouco mais escatológico, absurdo e irresponsável.
O filme chega ao Brasil direto no formato DVD. Nos cinemas americanos, faturou mais de US$ 60 milhões desde outubro do ano passado, quando estreou.
Fica até meio difícil escrever sobre o que é "Jackass", pois não há roteiro, história ou personagens.
É mais ou menos assim: Johnny Knoxville, também produtor do filme, e oito amigos (ou "profissionais", como eles se intitulam) saem pelos EUA fazendo coisas como atravessar um tanque cheio de crocodilos em cima de uma corda bamba, saltar com uma vara em um rio tão sujo quanto o Tietê, rastejar sobre cerca de 50 ratoeiras usando apenas um chapéu do Mickey, mutilações... Isso para ficar apenas nas mais "leves", sem citar os quadros que envolvem urina, gente vomitando, excrementos...
"Jackass" foi arrasado (mais) e elogiado (menos) pela crítica norte-americana; o que não deixa de ser curioso, já que os EUA riram de programas que, de certa forma já foram, cada um em seu tempo, um pouco de "Jackass".
O filme tem no seu não-roteiro referências a ícones da cultura pop americana. É um produto sobre o nada ("Seinfeld"), sobre situações absurdas ("Os Três Patetas"), dividido em sequências -"sketches", ou quadros- ("Saturday Night Live")...
Entre seus produtores, está o badalado Spike Jonze, diretor de filmes como "Quero Ser John Malkovich" e "Adaptação", que até faz uma ponta no longa encarnado um velhinho que não consegue dirigir seu carro
"Jackass" fica menos engraçado quando entra no terreno das "pegadinhas", brincando e fazendo graça com outros. Quando tira sarro de si mesmo, é impagável.


Jackass: O Filme
Jackass: The Movie
   
Produção: EUA, 2002
Direção: Jeff Tremaine
Com: Johnny Knoxville, Bam Margera, Steve-O, Ryan Dunn, Chris Pontius
Lançamento: Paramount
Quanto: R$ 44, em média



Texto Anterior: Análise: Noticiários invadem a teledramaturgia
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Adorno e sua lista de proibições
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.