São Paulo, domingo, 17 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV e games ganham nova musa

Aos 22 anos, Luiza Gottschalk apresenta o "talk-show" "Combo Fala + Joga", em que convidados são entrevistados e jogam videogame ao mesmo tempo

Com formação de atriz, jovem foi preparada pela PlayTV e é aposta da emissora para conquistar o público adolescente

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Ser interrompido por conversas no meio de um jogo ou assistir a outras pessoas brincando de videogame são duas das coisas mais irritantes que existem. Mas é com esses ingredientes que o programa "Combo Fala + Joga" ganhou aura cult na TV e tornou estrela a jovem Luiza Gottschalk.
Exibida de segunda a sexta às 22h no canal UHF PlayTV -ligado à Gamecorp, produtora que tem Fábio Luís, filho do presidente Lula, como sócio-, a atração é ancorada alternadamente por Luiza e por Luciano Amaral (o Lucas Silva e Silva de "No Mundo da Lua", da TV Cultura) e é, basicamente, um "talk-show" em que apresentadores e convidados conversam enquanto jogam videogame.
Assim, é comum ouvir, no meio das entrevistas com gente como o produtor Carlos Eduardo Miranda, Juca Kfouri, e integrantes das bandas CPM 22 e NXZero, coisas como: "Não existe fórmula. Para cada artista... olha o couro que eu estou tomando...", "Pô, morri".
O espectador assiste aos games por meio de um telão colocado atrás dos "jogadores".
Em meio a experientes convidados e diálogos cortados por "drogas", "carambas" e "vamos começar de novo", Luiza brilha. Aos 22 anos, loira, 1,73 m -e sem namorado-, ela conquistou o jovem público da emissora porque conhece o assunto: é fera em games, universo reconhecidamente masculino.
"Há muito mais homens do que mulheres jogando, mas não existe preconceito", diz ela, que afirma que os meninos costumam ser melhores do que as meninas. "Mas porque eles praticam mais", explica, com autoridade -já ganhou campeonato de Fifa Soccer [jogo de futebol].
O "Combo Fala + Joga" foi o primeiro trabalho de Luiza na TV (hoje ela apresenta também a parada de clipes "Vale 10"). Sua formação é de atriz -estrelou a primeira peça ("Rolos, Paqueras e Muita Diversão") aos nove anos e é formada no Teatro Escola Célia Helena.
Nascida em São Paulo, Luiza passou a infância numa colônia na Serra da Mantiqueira (MG), onde os pais (um descendente de alemão e uma índia) tocavam uma criação de salmão. Seu irmão, Peter Gottschalk, é piloto da Fórmula Super Clio.
A esgrima é um hobby, gosta de mitologia grega, estuda canto e música ("adoro Moacir Santos, é uma referência musical") e, ainda, é atacante do time de society do Pinheiros.
No programa, conversa com qualquer entrevistado com desenvoltura. "O "Combo" é um bate-papo, mas às vezes a gente dá mais ênfase no jogo do que na conversa", diz.
A PlayTV tem contrato de direito autoral e de imagem com Luiza até abril de 2008. "Ela vem sendo preparada desde 2003. Sabíamos que haveria um retorno", diz o diretor de programação, André Vaisman.


Texto Anterior: Crítica/"Eu, um Negro": Jean Rouch explora mitologia do cinema
Próximo Texto: Estive lá: Foi bom ganhar da Luiza
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.