São Paulo, quinta, 17 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACONTECE NO RIO
Autran e Abujamra se unem por Brecht

CRISTINA GRILLO
da Sucursal do Rio

Um encontro ao acaso na sala de espera de um aeroporto fez surgir uma inédita parceria entre dois mitos do teatro. Em cena, Paulo Autran, 66. Nos bastidores, dirigindo o ator, Antônio Abujamra, 62. A peça é "A Resistível Ascensão de Arturo Ui", texto escrito por Bertolt Brecht em 1941.
A parceria estréia hoje no teatro Dulcina (centro do Rio), mas será efêmera. Autran participará da montagem apenas até domingo.
Autran conta que aceitou o trabalho por "diversão". "Abu me perguntou se eu aceitaria participar de uma loucura e fez a proposta no corredor do aeroporto. Tinha uma brecha na minha agenda e resolvi aceitar", diz o ator.
"A Resistível Ascensão de Arturo Ui" foi escrita como uma metáfora sobre a ascensão de Hitler ao poder alemão. No texto, uma sociedade capitalista em crise sucumbe aos encantos de um ditador.
O dramaturgo transporta a ação para a Chicago dos anos 30. Arturo Ui é um gângster que oferece seus "serviços" de proteção ao cartel da couve-flor, que quer dominar o mercado dos legumes, e decide ter aulas para melhor "interpretar" seu novo papel.
Paulo Autran surge em cena no papel do "velho ator" que mendiga pelas ruas de Chicago e é chamado para "educar" Arturo Ui. "Ele é um morto de fome que percebe que pode encontrar uma solução para seus problemas", conta Autran.
Para ele, trabalhar com Abujamra é uma "experiência fulminante". O ator elogia a coragem do diretor de montar um texto inteligente. "Há quem goste de pensar."
Na próxima semana, Paulo Autran será substituído pelo ator Thelmo Fernandes.
²
Peça: A Resistível Ascensão de Arturo Ui Onde: teatro Dulcina (rua Alcino Guanabara, 17, centro, tel. 021/240-4879)
Quando: hoje, às 20h (estréia); qui., sex. e dom., às 20h; sáb., às 21h (até 29/11) Quanto: R$ 10



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.