São Paulo, sábado, 17 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVRO - LANÇAMENTOS
"Fadas Prensadas" faz humor com fotomontagem

BARBARA GANCIA
Colunista da Folha


Quem está familiarizado com os livros e discos produzidos pelo grupo inglês de humor Monty Python, dos filmes "A Vida de Brian" e "O Sentido da Vida", conhece a qualidade gráfica do material lançado pelos lendários humoristas. A editora Marco Zero conseguiu traduzir esse esmero em "O Livro de Fadas Prensadas de Lady Cottington", brincadeira reminescente da era vitoriana, perpetrada por um dos integrantes do grupo, o humorista Terry Jones.
Autor dos esquetes do grupo voltados para temas históricos e do documentário "Cruzadas", produzido pela BBC, Jones se inspirou em um fato real, a fotomontagem de uma menina cercada por fadas, que causou alvoroço na Inglaterra do começo do século, ao ser publicada no jornal "The Regular".
Dizem que até sir Arthur Conan Doyle, o escritor que criou o personagem do detetive Sherlock Holmes, caiu no conto do vigário e, após ver a foto, saiu pregando a existência das fadas. "O Livro de Fadas Prensadas de Lady Cottington" é o diário em forma de álbum de recortes escrito pela menina que aparece na fotomontagem.
A técnica usada para prensar as fadas é prosaica: tratadas como meros insetos, as infelizes são capturadas ao fechar do livro de Lady Cottington. Cada fada prensada merece uma página do diário, que cobre o período de vida da "autora" dos 8 aos 22 anos.
A graça do livro está mais no objeto do que na leitura, cujo humor não chega aos pés do Monty Python dos bons tempos.
Mas, como item de colecionador, "O Livro de Fadas Prensadas" não deixa nada a dever ao "The Brand New Monty Python Papperbook", cujas marcas de impressões digitais na capa enganaram uma geração de admiradores do grupo.
˛
Livro: O Livro das Fadas Prensadas de Lady Cottington
Autor: Terry Jones
Lançamento: Marco Zero
Quanto: R$ 49 (62 págs.)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.