São Paulo, sábado, 17 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obra retrata amores difíceis

de Paris

Marguerite Donnadieu (futura Duras) nasceu em 1914 em Gia Dinh (Vietnã). Ela viveu nessa região, que na época pertencia à Indochina, até os 18 anos.
O nome Duras, adotado quando lançou seu primeiro romance, vem da região francesa de onde veio sua família paterna.
Aos 18 anos, Duras se mudou para a França. Seu primeiro romance, "Os Impudentes", foi lançado em 1943. Como escritora, caracterizou-se por relatos de relacionamentos amorosos complicados, regados a muita metafísica e não raramente baseados em sua vida.
Seu maior sucesso foi "O Amante", que vendeu mais de 2,6 milhões de exemplares na França em 1984. Também importantes são "Uma Barragem contra o Pacífico" (1950), "Moderato Cantabile" (1958) e "O Vice-Cônsul" (1965).
Além da literatura, outra grande paixão foi o cinema. Duras tem cerca de 15 filmes em sua carreira, como "Indian Song" e "O Caminhão". Em 1959 escreveu o roteiro do filme "Hiroshima Meu Amor".
Nessa época, também viu aumentar o vício pelo álcool. A escritora morreu em 1996, em Paris.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.