São Paulo, sábado, 17 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editora francesa cria coleção com obras de autores brasileiros

da Redação

Divulgar a cultura do Brasil em território francês. Esse é o objetivo da Eulina Carvalho, editora parisiense que desde o ano passado publica obras de autores brasileiros traduzidas para o francês.
Dirigida por duas mulheres, a francesa Véronique Basset e a brasileira Selda Carvalho, a editora prepara para o final deste ano o lançamento de "Postcard", coletânea de contos da escritora e articulista da Folha Marilene Felinto.
A obra faz parte da coleção "Cultures du Brésil", inaugurada em março com o livro "Mulheres do Tijucopapo", também de Felinto, e que já apresentou outros dois títulos ao mercado francês: "O Museu Darbot e Outros Mistérios", de Victor Giudice, livro de contos premiado com o Prêmio Jabuti em 1995, e, na área de sociologia, o ensaio "A Família e o Leitor", de Sonia Rodrigues da Mota.
"Na França, tudo o que se conhece do Brasil é futebol, Carnaval e Jorge Amado. Queremos mostrar que há muito mais do que isso", acredita a recifense Selda Carvalho, radicada em Paris há 15 anos.
"Cultures du Brésil", que deve encerrar o ano com quatro títulos lançados, será expandida em 99. Entre janeiro e março, "Pagú, Vida-Obra", de Augusto de Campos, deve chegar às livrarias francesas, e, até fim do primeiro semestre, está prevista a publicação de "O Manuscrito de Mediavilla", de Isaias Pessotti. Ainda no ano que vem, "Necrológio", de Victor Giudice deve sair pela coleção. "Nós queremos, no futuro, levar para a França as obras completas de brasileiros como Machado de Assis e Cecília Meireles", afirma Carvalho.
Além de lançar livros de autores brasileiros, a coleção "Cultures du Brésil" divulga trabalhos de artistas plásticos nacionais nas capas de suas edições. "Mulheres do Tijucopapo", por exemplo, traz uma reprodução da tela "A Negra", de Tarsila do Amaral.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.