São Paulo, sábado, 17 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornalista organiza obras completas

DA REPORTAGEM LOCAL

Por trás da reedição das obras completas de Sílvio Romero está um jornalista e sociólogo que decidiu salvar o pensamento sergipano das traças. Luiz Antonio Barreto, que, assim como Romero, é nascido na cidade de Lagarto, decidiu preservar o arcabouço intelectual de seu Estado quando pesquisava em 1989 a obra do sociólogo Tobias Barreto.
Foram tantos jornais carcomidos que Barreto teve a percepção de que, se não transferisse os textos para papéis mais resistentes, as contribuições culturais do Sergipe ao país iriam sumir.
Desde então, o sociólogo já organizou para a editora Record o trabalho de Tobias Barreto. Dez volumes. Depois, começou a compilar o trabalho do escritor Jackson Figueiredo para a editora GRD. Mais sete volumes.
De Romero, trabalho que começou há dois anos, já chegaram três tomos (dois de "História da Literatura Brasileira" e um de "Compêndio de História da Literatura Brasileira"). Este mês, serão lançados "Parnaso Sergipano", "Estudos da Literatura Contemporânea" e "Autores Brasileiros (Machado de Assis e Outros)". Mais 15 volumes devem chegar até novembro de 2002. (CEM)


Texto Anterior: O verso e o reverso de Sílvio Romero
Próximo Texto: Depoimentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.