São Paulo, sábado, 17 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
Na sinagoga, em Higienópolis, uma multidão de homens coloca ordem e garante segurança aos convidados


Moto-contínuo

Mulheres que são expostas a esforços contínuos têm alterações dramáticas na vida reprodutiva. Essa é uma das principais conclusões de uma pesquisa da Unifesp coordenada por Eleonora Menicucci, professora de saúde coletiva, com 48 mulheres de cinco metalúrgicas de São Paulo.

A pressão para que elas atinjam as metas de produtividade acarretou problemas como descontrole do ciclo menstrual, menopausa precoce e aborto provocado pelo pânico de perder o emprego. O problema piorou com a doutrina da polifuncionalidade: uma única operária desenvolve funções de dez.

VACAS GORDAS
O novo ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira, vai ter R$ 1,14 bilhão para tentar gastar até o final do ano -ou 33% de tudo o que foi previsto para a pasta este ano. O antecessor, José Gregori, já amarrou o restante dos recursos -em programas, por exemplo, já foram empenhados 67% do total.

OLHOS ABERTOS
Começa amanhã uma série de debates na Sala Cinemateca em torno de filmes, documentários e curtas que tratam de religião e fundamentalismo, futebol e cultura. O primeiro será com João Moreira Salles e terá como ponto de partida seu documentário "Santa Cruz". A curadoria é de Cosette Alves e Leopold Nosek.

SANTO FORNO
Os amigos de Venanzio Ferrari, do restaurante Massimo, estão achando que ele é mesmo o máximo. O restaurateur foi recebido pelo papa João Paulo 2º na quarta-feira, na Itália. É que a equipe do Massimo recebeu o Prêmio Maestri di Cucina, da Associação Profissional dos Cozinheiros Italianos.

CASA COR
O hotel Transamérica de Salvador fez reformas de emergência para receber Sandy & Júnior e o cantor Lulu Santos neste final de semana. Como Sandy só fica em apartamentos vizinhos aos da mãe, Noely, o sexto andar foi remodelado. Já Lulu queria uma suíte. Como todas estavam ocupadas, dois quartos foram transformados em um.

CURTO-CIRCUITO

Com regência de Buddy DeFranco, a The Artie Shaw Jazz Orquestra faz show hoje no Sesc Itaquera, às 15h.
O chef Franco Ravioli oferece almoço beneficente para as crianças do orfanato Lar Irmão São José, hoje, no Itaim Bibi.
É amanhã a homenagem ao dramaturgo Plínio Marcos, no teatro de arena Eugênio Kusnet, às 16h.
A Universidade Hebraica de Jerusalém entrega amanhã o título doutor honoris causa para o presidente Fernando Henrique Cardoso, no bufê França. A importadora Albee forneceu várias caixas de prosecco italiano kosher para o evento.

CASAMENTO SAFRA

Mil em uma noite

O dia ontem foi reservado para trocas de telefonemas entre os 1.500 convidados do casamento da família Safra -o filho de Joseph, Jacob, levou ao altar Michele Kamkhagi, ele aos 28 e ela no frescor dos 20. Eles namoravam há dois anos e agora vão viver em Nova York.

O vestido de Michele, assinado por Demi Queiroz, foi unanimidade: era lindo. Pesava oito quilos. Só a cauda tinha seis metros de comprimento. Demi foi até Paris para comprar a resina de tule de seda desenhada por madame Blondine. Sobre ela, aplicou uma renda valenciana salpicada de cristais Swarovski. Brilho dos brilhos, Michele carregou sobre a cabeça uma coroa de brilhantes.

O povo de Higienópolis, que acompanhou a festa na sinagoga das janelas dos prédios, só no dia seguinte entendeu direito a razão de tanta gente pelas ruas falando inglês, francês, espanhol, hebraico -eram os convidados internacionais dos Safra.

A gigantesca construção de 3.000 m2, feita pelo arquiteto francês Alain Raynaud no terreno de 15 mil m2 dos banqueiros, em frente ao Jóquei, não deverá ser destruída. Diretores do banco vão pedir para fazer ali o jantar de confraternização de fim de ano. Além dos salões, foram construídas duas cozinhas, camarins e 32 banheiros.

Dá mesmo pena destruir a decoração, feita para lembrar os jardins de Versailles: fontes aromatizadas, pé-direito de 20 metros, colunas revestidas por plantas iguais às de Versailles, arcos de oito metros e, em cada nicho, a pintura de uma paisagem.

Lembranças da noite: Marta Suplicy, de dourado, dançando "Only You" com o namorado Luiz Favre (as mulheres acharam-no um charme); Ivete Sangalo, depois do show, misturada à multidão para pegar o buquê da noiva ("Também quero casar!", gritava ela, que conseguiu ao menos agarrar as flores); André Szajman, da Trama, cantando no palco; e a multidão, depois de saborear um cardápio até básico de carnes, peixes e massas do França, brindada na saída com um fondue de chocolate e frutas.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br
Com LUCIANA COSTA e NATASHA SZANIECKI NOVAK

Texto Anterior: Depoimentos
Próximo Texto: Música erudita: Stravinski, Stokowski, Espantovski
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.