São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viúva de Daniel Pearl estrela próximo filme

DA REDAÇÃO

Após contar as histórias de dois refugiados afegãos que tentam imigrar do Paquistão para Londres (em "Neste Mundo") e de três prisioneiros britânicos da guerra ao terror (em "O Caminho para Guantánamo"), Michael Winterbottom voltará a cutucar a ferida política nas relações Ocidente-Oriente com "A Mighty Heart".
O filme foca a viúva do jornalista americano Daniel Pearl, decapitado diante das câmeras por terroristas islâmicos no Paquistão, em 2003. "Tenho certeza que, agora, nenhum jornalista americano questionará se foi assim que a história ocorreu", disse o diretor, citando críticas sobre a autenticidade de "Caminho".
Desta vez, Winterbottom tem uma estrela no elenco: quem encarna Mariane Pearl, a mulher do jornalista, é Angelina Jolie. Em versão mulata. Mais trabalho? "Ela não se comporta como uma estrela", disse.
Problemas ele teve com a segurança no Paquistão, onde as filmagens foram encurtadas. Embora acostumado a filmar no país, Winterbottom enfrentou contratempos. "Em "Guantánamo", já tivemos problemas ocasionais. Desta vez, houve assédio das agências de segurança e inteligência. São as complicações costumeiras do Paquistão amplificadas pelo fato de ser uma história chamativa."
Produzido por Brad Pitt, "A Mighty Heart" se baseia no livro homônimo escrito por Mariane, lançado no Brasil em 2004 com o título "Coração Valoroso". Mais uma vez, para falar de política internacional, Winterbottom parte de um drama pessoal. Apesar da estrela no elenco, o britânico ainda usa atores não-profissionais -um dos trunfos de seu cinema naturalista e semidocumental. As filmagens na Índia vão até dezembro e a expectativa é concluir o filme em julho de 2007. (LC)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Crítica/"O Caminho para Guantánamo": História contada em filme ainda continua a acontecer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.