São Paulo, Sexta-feira, 17 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LA VIE EN ROSE
Bibi "ouve a voz do povo" e canta Piaf

VALMIR SANTOS
free-lance para a Folha


"A todo lugar que chego é assim: posso cantar em qualquer idioma, interpretar todo o repertório da nossa MPB, e ainda assim o público sempre vai pedir Piaf", consola-se Bibi Ferreira. Neste fim-de-semana, a cantora encerra a curta temporada do show "Bibi Canta e Conta Piaf", no teatro Renaissance. Trata-se de uma homenagem à cantora francesa Edith Piaf (1915-1963).
Na verdade, a identificação com Piaf vem desde 83, quando a atriz estreou "Piaf - A Vida de Uma Estrela da Canção". O que no início se configurava como concerto musical, converteu-se depois em roteiro dramatizado. "Naquela época, a narrativa era feita por atores que me acompanhavam", recorda. Na versão atual, batizada "Bibi Canta e Conta Piaf", apresentada desde 92, ela contracena com o ator Nilson Raman (como narrador).
A atriz acha que esse é o formato ideal para a comunicação com a platéia. "Se a gente pensar bem, o teatro, a literatura ou qualquer outra forma artística que alimenta o espírito sempre vão ter em sua base o ato de contar histórias", explica a filha de Procópio Ferreira (1898-1979), ator que popularizou o teatro nos anos 40 e 50.
Entre as poucas afinidades que estabelece com sua "personagem-sombra", Bibi aponta a perseverança artística. "Cantar era tudo para ela, cada momento que antecedia uma apresentação era um marco. Piaf amava aquilo que fazia, como também amo o que faço", compara.
No repertório composto de 15 canções, destacam-se "La Vie en Rose", "Bravo pour le Clown", "Padan, Padan" e "Non, Je Ne Regrette Rien".
Bibi é acompanhada pelos músicos Aldo Vale (baixo), Irene Mutanen (acordeão) e André Santos (bateria). A direção musical é do maestro Nelson Melim (baixo).


Show: Bibi Canta e Conta Piaf
Quando: hoje, amanhã, às 21h; domingo, às 18h. Até 19/12
Onde: teatro Renaissance (al. Santos, 2.233, Cerqueira César, tel. 0/xx/11/ 3069-2233.
Quanto: R$ 35


Texto Anterior: Música: Walter Franco faz show único no MAM
Próximo Texto: Literatura: Cervantes vai para memorialista político
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.