São Paulo, Sexta-feira, 17 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
O produtor e apresentador de televisão Olivier Barrot vai suceder o atual diretor, Gilles Jacob, em 2001
Azarão vai dirigir festival de Cannes

AMIR LABAKI
em Nova York


Um azarão vai substituir Gilles Jacob na direção do principal festival de cinema do mundo, o de Cannes, França. O produtor e apresentador de televisão Olivier Barrot, 51, foi apontado como "assessor artístico" de Cannes 2000, preparando-se para suceder Jacob em 2001.
Em outubro passado, depois de 23 anos como "delegado-geral" do festival, Jacob foi indicado para suceder Pierre Viot na presidência do evento. Jacob acumulará os dois cargos na edição do próximo ano.
Com a surpreendente indicação de Barrot -um nome estranho ao primeiro círculo de poder do cinema francês atual-, Jacob mantém-se como o homem forte de Cannes. O desejo de sustentar essa posição parece ter enfraquecido as candidaturas de dois dos mais influentes críticos franceses, Jean-Michel Frodon, do diário vespertino "Le Monde", e Serge Toubiana, editor do "Cahiers du Cinema".
Olivier Barrot não é um total estranho em Cannes. Entre 1975 e 1976 foi o responsável pela Semana Internacional da Crítica. Desde o início dos anos 80 sua carreira voltou-se para a televisão.
Recentemente Barrot produzia e apresentava no canal France 3 o programa "Un Livre, Un Jour". Ele acaba de dirigir um curta estrelado por Woody Allen.
A 53ª edição do festival de Cannes acontece em maio próximo. Entre os filmes pré-selecionados encontram-se "Gohatto", de Nagisa Oshima; "Irmão", de Takeshi Kitano; "Os Atores", de Bertrand Blier; e "Dancer in the Dark", de Lars von Trier. Notícias extra-oficiais apontam o cineasta Luc Besson ("O Quinto Elemento") como principal candidato à presidência do júri de Cannes 2000.


Texto Anterior: Literatura: Cervantes vai para memorialista político
Próximo Texto: Cinema - Estréias: Joana d'Arc volta à tela grande, em versão 99
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.