São Paulo, terça-feira, 17 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

SBT alcança Globo em número de afiliadas

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
MISTER M O marqueteiro Duda Mendonça (dir.) interpreta ele mesmo no quadro "O Ano da Glória" ("Fantástico", 29/12); na foto, orienta maquiagem da cliente Denise Fraga, candidata a deputada


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Com duas novas geradoras no interior de Rondônia, no ar desde o último dia 10, o SBT já tem o mesmo número de emissoras que a Globo. As duas redes agora empatam em 113 emissoras pelo país, sendo cinco próprias e 108 afiliadas em ambos os casos. É a primeira vez, desde os anos 80, que uma rede de TV alcança a Globo em número de emissoras. No entanto, as afiliadas da Globo oferecem uma maior cobertura geográfica, de 99,8% de todo o território nacional. Com as novas afiliadas, o SBT atingiu 98,5% de cobertura terrestre nacional _o resto, em ambos os casos, é completado por satélite. No início do ano, o SBT tinha 108 emissoras, e a da Globo, as mesmas 113. Segundo Julio Cesar Casares, superintendente de rede do SBT, as afiliadas respondem hoje por 70% a 80% do material jornalístico exibido pela cabeça-de-rede, em São Paulo. O executivo afirma que, por causa do incremento do jornalismo local nas afiliadas, o faturamento da rede (toda a receita que vem de fora de São Paulo) cresceu 90% desde 1998. As demais redes também cresceram em 2002, graças à entrada em operação de novas concessões. A Record (mesmo perdendo a Pampa, de Porto Alegre, para a Rede TV!) fecha o ano com 79 emissoras, 15 a mais do que em 2001. A Band declara 75 emissoras (74 em 2001). Já a Rede TV! afirma ter saltado de 13 (50% de cobertura) para 40 (cerca de 85%).

OUTRO CANAL

Razão 1
O mercado publicitário tem uma outra explicação para o adiamento, pela Globo, da terceira edição de "Fama", prevista para janeiro: as cotas de patrocínio do "reality show", programado para o início das tardes de domingo, um horário considerado "micado", estavam totalmente encalhadas até a semana passada.

Razão 2
A Globo diz que adiou "Fama" (para abril) porque "identificou" agora que seria uma "operação de grande complexidade" três programas ao vivo aos domingos (mais "Domingão do Faustão", que não será ao vivo em janeiro, e "BBB 3"). Pequeno detalhe: essa operação complexa já estava planejada desde o início de novembro.

Pragmatismo
O "Domingo Legal" de anteontem deu apenas 12 pontos na média geral (das 15h28 às 20h25), uma das piores dos últimos seis anos. Chegou a levar pico de 47,1 pontos, do futebol na Globo, a 3,5. E mesmo o "caso Pedrinho" (com o próprio no palco) perdeu do "Domingão do Faustão", na segunda parte, por 17 a 18.

Propaganda subliminar
A Globo escalou atores das novelas das sete e das oito para fazer chamadas do "Fantástico", que vinha sendo a maior audiência da emissora. Mas o programa de anteontem baixou sua média para 30 pontos, porque o SBT melhorou a sua (para 16, ao exibir o "Aluno Nota Dez").

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Gil canta de língua plesa! Aquele ablaço!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.