São Paulo, sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

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Última Moda

VIVIAN WHITEMAN - ultima.moda@grupofolha.com.br

Cansei de Matrix

"TRON-O LEGADO" INSPIRA COLEÇÕES E PRODUTOS DE GRANDES GRIFES; FIGURINISTA FALA SOBRE TECNOLOGIA USADA NOS TRAJES DO FILME

Fashion nerds, a hora é essa! Sucessor da febre futurista gerada pela saga "Matrix", "Tron - O Legado" chega hoje aos cinemas. O filme inspirou uma série de produtos de moda, que começam a ser vendidos mundo afora.
Duas lojas temporárias Tron foram abertas, uma nos EUA e outra na China, para vender itens relacionados à produção, entre eles uma linha de roupas da Disney. Grifes como a Adidas também entraram na onda "trônica".
Em janeiro passado, a Versace antecipou a tendência, mostrando coleções inspiradas em "Tron". Revistas de moda do mundo inteiro fizeram especiais inspirados no figurino, e a "Dazed and Confused" lançou uma edição 3D com a dupla Daft Punk (que participa do filme e assina a trilha sonora) na capa.
A Folha entrevistou, por e-mail, uma das responsáveis pelos looks futuristas mais desejados do momento, a figurinista Christine Bieselin Clark. "Nosso processo pegou tecnologias da indústria automotiva e da Nasa", contou ela sobre os looks.
Recursos como o escaneamento corporal foram usados para fazer os figurinos. A maioria deles foi confeccionada com espuma de látex.
Os figurinos das personagens Sirens foram feitos com camadas finas de látex usado em balões pulverizadas sobre tecido elástico.
Mas a maior novidade fica por conta da iluminação dos trajes, que, ao contrário do filme original -no qual as luzes das roupas são fruto de efeitos especiais-, foi criada a partir da roupa. "Usamos lâmpadas elastoméricas eletroluminescentes [são maleáveis e emitem luz quando atravessadas por correntes elétricas], tecnologia aprimorada para "Tron'", diz.
Christine afirma que também se inspirou nas passarelas de moda para finalizar as roupas. "Não pensei em nenhum estilista específico, mas na tendência tecnológica. Bom mesmo foi termos inspirado a Versace!"

McCartney +C&A A linha de roupas criada pela estilista inglesa Stella McCartney para a C&A Brasil chegará a 40 lojas da rede, incluindo a flagship de São Paulo, em março de 2011. A minicoleção, composta de 27 itens e toda feita com tecidos 100% naturais, é uma releitura das peças favoritas da designer. A top húngara Barbara Palvin é a estrela da campanha. Da gema "Alma Carioca" é o tema da temporada inverno 2011 do Fashion Rio, que rola entre 10/1 e 15/1, e título do documentário do cineasta Richard Luiz, que homenageia a Cidade Maravilhosa. O filme, feito sob encomenda para a semana demoda, vai ao ar dias antes do evento, pelo GNT, com depoimentos de gente como Danuza Leão, colunista da Folha, e Luciano Huck.

Debutante O mesmo canal exibirá, no primeiro semestre, a série de nove episódios "SPFW 15 anos", sobre a São Paulo Fashion Week. Antes disso, em janeiro, desembarca em São Paulo o dono da feira francesa de moda Tranoi, Armand Hadida. Ele vem escolher estilistas para o salão de design "1 des 100", evento paralelo da SPFW que estreará em junho.

Reforço A estilista Juliana Jabour, ex-Fashion Rio, passa a integrar o line-up da São Paulo Fashion Week a partir da próxima edição, que rola de 28 de janeiro a 2 de fevereiro de 2011. Saem da SPFW Wilson Ranieri, Simone Nunes e Erika Ikezili.

TIME PERFUMADO
Na foto, da esq. à dir., as modelos Vivi Orth, Laís Ribeiro, Bruna Tenório, Ana Cláudia Michels, Barbara Bergere e Fernanda Tavares brincam com o fotógrafo Gui Paganini. O time de tops dará rosto à nova campanha, clicada por Gui, da grife Lança Perfume.

TUITADAS
@mario_queiroz No próximo sábado e domingo, estarei pessoalmente na loja para dar abraços e descontos =D
O estilista Mario Queiroz, que vai pular a próxima edição da SPFW, divulga promoção

com PEDRO DINIZ


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