São Paulo, quinta, 17 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET
Site oficial no UOL continua no ar
Quase 300 mil foram à Bienal virtual

MARGOT PAVAN
Editora de Interação do Universo Online

O site oficial da 24ª Bienal (http://www.uol.com.br/bienal/24bienal/), inaugurado quase um mês antes da exposição, no dia 12 de setembro, recebeu até o último domingo 297.836 visitas.
Foram em média 3.203 passeios virtuais por dia, totalizando mais de 2 milhões de páginas visitadas. No site, há páginas para cada um dos mais de 200 artistas participantes da mostra.
Como o site permanecerá disponível na rede, quem foi à Bienal pode aproveitar o sistema de busca para rever os artistas de que mais gostou, ler os textos críticos dos livros ou simplesmente usar o site para mandar para os amigos cartões postais com obras da Bienal, via Internet.
A opção "tour", disponível em cada página do site, permite ao internauta recompor a sequência lógica dos livros lançados nesta edição da Bienal. Todas as imagens de obras são ampliáveis para permitir uma observação mais atenta dos trabalhos.
Quem não teve a oportunidade de ir ao pavilhão do Ibirapuera deve navegar pelos mapas e panoramas que permitem vasculhar cada pedaço do prédio em 360 para ver como estava montada a exposição. Os panoramas são imagens que permitem passear virtualmente com o mouse dentro da Bienal.
Para experimentar, não é preciso instalar nenhum programa especial -basta deixar a linguagem Java habilitada no navegador.
Além dos panoramas, também está incluído, na seção "Bienal em Movimento" do site, um recurso especial de zoom, novidade na Internet, que permite ampliar sucessivamente a imagem de uma obra sem perda de qualidade.
Na mesma seção, um salva-tela exclusivo da 24ª Bienal está disponível para ser instalado em computadores Mac e PC. Esta é a segunda vez que a Bienal de São Paulo tem um site na Internet.
Em 1996, o site da 23ª Bienal também atraiu cerca de 3.000 pessoas por dia na época da mostra. Passados dois anos o site continua sendo visitado e também pode ser acessado a partir da home page da 24ª Bienal.
Pela segunda vez, o site da Bienal foi produzido pelo Universo Online, patrocinado este ano pelo Banco Santos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.