São Paulo, Terça-feira, 18 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPRENSA
"Desafio é fazer coluna de repórter, com notícias", aposta
Mônica Bergamo assume coluna da página 2 da Ilustrada

da Reportagem Local

A jornalista paulistana Mônica Bergamo, 32, assume hoje a coluna da página 2 da Ilustrada. Repórter especial da Folha desde abril de 1999, Bergamo pretende priorizar em sua coluna informações sobre o poder.
"Não apenas o poder político, mas também o econômico e o cultural", diz. "O desafio é fazer uma coluna de repórter, com a maior quantidade possível de notícias."
A nova colunista, que começou no jornalismo há dez anos, tem uma carreira eclética. Entre 1990 e 1991, trabalhou na revista "Playboy", da editora Abril, onde produziu reportagens sobre comportamento e entrevistou celebridades, como o piloto Ayrton Senna.
Em fevereiro de 1991, foi contratada pela revista "Veja São Paulo", também da Abril, e se dedicou à cobertura do dia-a-dia paulistano.
Transferida para a revista "Veja", tornou-se repórter de política. Em 95, ainda na "Veja", passou a morar em Brasília. Dois anos depois, convidada pelo âncora Paulo Henrique Amorim, assumiu a direção de jornalismo da sucursal da Rede Bandeirantes na cidade.

Prêmios
Formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, em São Paulo, Bergamo integrou a equipe que ganhou o Prêmio Esso de Informação Econômica em 1995, com uma reportagem sobre ruralistas que deviam ao Banco do Brasil.
No ano passado, recebeu o Prêmio Folha de Jornalismo no bimestre setembro/outubro, com a reportagem "Propina acelera quitação de precatórios do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem-DNER".
Bergamo ainda participou de reportagens sobre o impeachment do presidente Fernando Collor, as eleições presidenciais de 1994 e 1998 e os massacres de presos no Carandiru, em São Paulo, de índios em Roraima e de sem-terra em Eldorado do Carajás (PA).
Em alguns dias, a coluna da página 2 passará por uma reformulação gráfica e ganhará novas seções. Até ontem, o espaço era assinado por Joyce Pascowitch, que deixa o jornal.


Texto Anterior: Moda: Modelos de Miele são tema de livro
Próximo Texto: Música: Selo curitibano de punk lança bandas desconhecidas no país
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.