São Paulo, sexta-feira, 18 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Disco une topografia ao quase new age

DA REPORTAGEM LOCAL

Cabe de tudo o que é território dentro da rodela espelhada batizada de "Speaking of Now". O 40º CD de Pat Metheny vai, musicalmente, das paisagens áridas de feno do Missouri ("As It Is"), Estado onde o guitarrista nasceu, até as savanas africanas ("Another Life"), passando pelo folk irlandês, o flamenco e por muito, mais muito Brasil.
O músico, que foi casado com Sônia Braga, morou no Rio e diz que "Garota de Ipanema" foi o segundo tema que aprendeu a tocar, até que tenta alojar a influência brasileira no subsolo de suas sonoridades.
Mas ainda que não exista nada explícito, "Speaking of Now" deixa transpirar em vários momentos algo sobretudo do instrumentalismo das Minas Gerais (Toninho Horta, ex-parceiro, e companhia).
A expedição Metheny só perde os caminhos quando sua guitarra e algumas vocalizações que a acompanham parecem buscar lugares que não existem. New age definitivamente não casa com o trabalho topográfico sem fronteiras do CD. (CASSIANO ELEK MACHADO)


Speaking of Now
   
Artista: Pat Metheny Group
Lançamento: Warner (sai no dia 12 de fevereiro nos EUA)

Quanto: preço não definido


Texto Anterior: Música/lançamentos: Sem fronteiras
Próximo Texto: Outros lançamentos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.