UOL


São Paulo, sábado, 18 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRECHO

"A antiga missão da Áustria era: ser a ponte entre o Ocidente e o Oriente, diante da ameaça do mundo eslavo. Uma missão alemã, pois o povo alemão está posicionado no centro europeu, entre o Ocidente e o Oriente. A nova missão da Áustria é: ser a ponte entre o mundo latino, representado pela Itália na sua condição de império do Mediterrâneo, e o mundo eslavo, para proteger tanto as terras continentais do Sudeste, habitadas por povos de cultura rural e patriarcal, como as terras da Europa danubiana. Uma missão alemã, pois o povo alemão está posicionado entre o mundo latino e o eslavo."
FRAGMENTO "A PONTE", DE "A MISSÃO EUROPÉIA DA ÁUSTRIA"

"Assim, a Áustria é, com muito orgulho, um corpo que atua vivamente no organismo da Romanitas. Não apenas no campo das relações culturais latinas, mas também no âmbito de nossa sagrada fé romano-católica. A Áustria é um representante do pensamento do Sacro Império, que tem seu Estado principal em Roma, contra o Gegenreich herético-protestante dos reis da Prússia e seu epígono nacional-socialista. (...) Assim perdura a profissão de fé de um alemão fiel como o chanceler Dr. Kurt von Schuschnigg, afastado da Áustria Romanitas juntamente com sua profissão de fé: A Áustria precisa existir!."
"IMPERIUM ROMANUM"


Texto Anterior: Carpeaux volta ao trilho da durabilidade
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.