São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

O Dia Depois de Amanhã   
Globo, 14h20;
livre. (The Day After Tomorrow). EUA, 2004, 124 min. Direção: Roland Emmerich.
Com Dennis Quaid, Jake Gyllenhaal. Drama de um pai que procura seu filho em meio a algo bem mais dramático: o esfriamento radical do norte da Terra. Isso causa uma migração em massa para o sul, com uma ótima sacada política que inverte os papéis e mostra, por exemplo, norte-americanos desesperados indo ao México. Mas isso não faz da direção de Emmerich algo melhor, apenas bem assistível.

Bibi - A Feiticeira
Bandeirantes, 16h;
livre. (Bibi Blocksberg). Alemanha, 2002, 98 min. Direção: Hermine Huntgeburth. Com Sidonie Von Krosigk, Katja Riemann. A boa feiticeirinha Bibi salvou duas crianças, o que faz com que seja graduada a se tornar de fato uma bruxa, ganhando uma bola de cristal. Mais uma produção alemã na grade da semana, o que é algo inusitado.

Garfield - O Filme  
Record, 22h;
livre. (Garfield: The Movie). EUA, 2004, 80 min. Direção: Peter Hewitt. Com Breckin Meyer, Jennifer Love Hewitt. O famoso gato dos quadrinhos é levado ao cinema, o que já cria um problema: a graça que está no timing das tiras fica impossível num longa, o que tornou necessário um enredo. No caso, Garfield maltrata o cãozinho Odie, mas se arrepende quando o mesmo é sequestrado. Odie, aliás, é o que vale o filme (é um simpático animal ao passo que Garfield é feito em computação gráfica).

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban   
SBT, 22h30;
livre. (Harry Potter And The Prisioner Of Azkaban). EUA, 2004, 141 min. Direção: Alfonso Cuarón. Com Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Julie Christie. Harry Potter, agora, tem de se ver, junto com seus colegas da escola de magia Hogwarts, com um assassino que escapou da prisão. Esta é uma das séries mais alavancadas pela literatura nos últimos tempos (o livro é um sucesso entre o público infanto-juvenil). A direção de Cuarón, no caso, deixa este terceiro longa mais interessante.

Memórias Póstumas    
Cultura, 23h,
não indicado a menores de 14 anos. Brasil, 2000, 101 min. Direção: André Klotzel. Com Reginaldo Faria, Petrônio Gontijo, Marcos Caruso, Walmor Chagas, Sonia Braga. Adaptação das "Memórias Póstumas de Brás Cubas", um dos romances mais célebres da literatura brasileira, com Faria fazendo o fantasma de Brás Cubas, ou seja, o narrador. Adaptação bastante digna, embora o romance seja um desses que, ao abordar, o cineasta já sai numa desvantagem tão dolorosa que é melhor evitar comparações.

As Apimentadas  
Record, 23h30;
livre. (Bring It on Again). EUA, 2004, 90 min. Direção: Damon Santostefano. Com Anne Judson-Yager, Bree Turner, Kevin Cooney. O sonho de uma caloura em ser a melhor líder de torcida é levado um tanto a sério aqui. Estamos num terreno não muito fora dos filmes militares.

Carga Explosiva  
Globo, 23h35;
não indicado a menores de 16 anos. (The Transporter). EUA/França, 2002, 92 min. Direção: Corey Yuen. Com Jason Statham, Shu Qi, Matt Schulze. Statham faz um transportador de cargas que descobre, por acaso, que está fretando uma pequena (Lai Kwai). E, graças a ela, ele terá de fugir de um gângster, da polícia e, se pudesse, do próprio filme, que é turbinado além da conta, pura fórmula traficada do cinema de ação asiático.

Entre Quatro Paredes    
Bandeirantes, 1h;
não indicado a menores de 14 anos. (In The Bedroom). EUA, 2001, 129 min. Direção: Todd Field. Com Sissy Spacek, Tom Wilkinson, Marisa Tomei, William Mapother. Um casal (Spacek e Wilkinson) tenta superar o trauma da perda trágica do filho, assassinado pelo ex-namorado de sua noiva (Marisa Tomei). Ótima direção de Todd Field, que se concentra em como pai e mãe reagem e lidam diferentemente com o problema.

Por Conta do Destino   
Globo, 1h20;
não indicado a menores de 16 anos. (Heights). EUA, 2005, 98 min. Direção: Chris Terrio. Com Glenn Close, Elizabeth Banks, James Marsden. Uma fotógrafa e sua mãe, ambas com o casamento em crise. Elas conhecerão outras pessoas e aí terão de, meio em grupo, pôr tudo em perspectiva e repensar suas vidas. A velha história de muitos, em direção dentro dos conformes, talvez até demais. Inédito.

Psicose 4 - A Revelação  
Globo, 3h;
não indicado a menores de 16 anos. (Psycho 4 - The Beginning). EUA, 1990, 96 min. Direção: Mick Garris. Com Anthony Perkins, Henry Thomas, Olivia Hussey. "Psicose", uma das obras-primas de Hitchcock e que dispensa maiores detalhes, ganhou continuações, uma pior que a outra. Aqui, estamos na terceira sequência, quando Norman Bates (um Anthony Perkins já bastante alquebrado) conta sua vida.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Só canhão! "BBB" vira faixa de Gaza!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.