São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVRO
No filme, quem morre é Ripley

especial para a Folha


É melhor não ler "O Sol por Testemunha", de Patricia Highsmith, antes de ver o filme de Minghella, que só aproveita nomes e traços de personagens, a ambientação e o fio da trama. Não haveria problema em jogar parte do livro no lixo, sob o pretexto de que não daria bom cinema. Mas as opções são duvidosas: mudam a personalidade das figuras e o jogo de forças entre elas, e situações inquietantes ficam patéticas. Das duas, uma: ou o diretor leu Highsmith enxergando o que queria, ou seu modo de tornar autoral a adaptação foi afirmar-se pela diferença.
Minghella faz Ripley pianista para justificar o encontro com o pai de Dickie (que no livro o persegue), arruma-lhe uma namorada, apaga de sua vida pequenas infrações e laços complicados e o torna sorridente e apalermado, com um problema latente de identidade sexual.
A Marge do livro é uma caipira com quem o presunçoso Dickie (aspirante a pintor, e não a músico) nem transa e de quem tem pena. No filme, são pombinhos.
A milionária em viagem pela Europa, a jovem de Mongibello e o gay de Veneza são invenções do diretor, muletas a que recorre para tapar (mal) alguns buracos. Mas nada suplanta a violência contra Ripley, que René Clément (no filme de 59) e Wim Wenders (em "O Amigo Americano", de 77) compreenderam bem. Autor de crimes premeditados, de inteligência diabólica, vira no filme um carente que age por improviso e quase em legítima defesa. Ah, sim: o Ripley de Highsmith tem 1m90 de altura. Matt Damon? (SÉRGIO RIZZO)


Texto Anterior: Adaptação se volta para mundo do simulacro
Próximo Texto: Artes Plásticas: Exposições investigam os rumos das artes visuais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.