São Paulo, sábado, 18 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
Gianni Albertoni brinca no intervalo dos desfiles de lançamento da coleção outono-inverno da VivaVida, na quinta à noite


Reais para atrair dólares

O Banco do Brasil vai levar ao Palácio do Planalto uma proposta para que empresas estrangeiras de turismo sejam incluídas no Proex, o programa de incentivos às exportações.

Com o dinheiro brasileiro, as maiores operadoras do mundo seriam estimuladas a trazer um número maior de turistas-e de dólares- para o país.

A BB Tour passaria a atuar como parceira de um pool de operadoras européias e deixaria o mercado nacional. Cumpre, assim, um velho desejo das empresas de turismo internas, loucas para se livrar da concorrência estatal.

USINA DE ESCÂNDALO
Os mesmos promotores que estão investigando a máfia da propina dos fiscais colocaram as mãos em um escândalo de bom tamanho - desta vez, envolvendo uma entidade privada.

Está em curso uma devassa nas contas de um dos mais tradicionais colégios de São Paulo. Há suspeita de desvio de algo em torno de R$ 15 milhões, por meio de doações fictícias para entidades de caridade.

O escândalo respinga em uma das mais tradicionais famílias da cidade.

DIVÃ
O vice-presidente Marco Maciel chamou um grupo de cineastas para uma inusitada conversa sobre seus problemas e aflições. O encontro foi na semana passada, em Brasília. Ouvindo tudo, o chefe de gabinete de Maciel, Roberto Parreira, que já dirigiu a Embrafilme.

Como o pernambucano Joaquim Falcão, que aparece em lista de "ministeriáveis" para a Cultura, é ligado a Maciel, o vice fez questão de mostrar simpatia por Francisco Weffort.

QUEBRA-QUEIXO
A apresentadora Astrid Fontenelle, da Band, foi adotada pela Bahia no Carnaval e resolveu também adotar um baiano. Ela está namorando o fotógrafo Christian Cravo, filho de Mario Cravo Neto. Astrid diz que não quer saber de visitas do namorado, dez anos mais jovem. É ela quem vai voar para a Bahia.

TRIBUNAL
Os sete maiores bancos do Brasil estão entre os campeões no ranking de processos, de acordo com um levantamento feito pela revista eletrônica Consultor Jurídico.

A cada mês, são abertos 50 processos no Fórum Central de São Paulo contra as instituições. No ano passado, foram 4.192.

Os clientes reclamam até de ficarem retidos nas portas giratórias das agências.

ANDAIME
A versão 2000 da Casa Cor será montada nos galpões da Cinemateca Brasileira. A exposição terá o formato de lofts. Serão mostrados um consultório médico e uma sala comercial.

BINGO
O Poupa-Ganha lançou a sorte grande para o mercado publicitário. Estipulou em R$ 40 milhões a verba de marketing para este ano. O primeiro sortudo é o baiano Popó, que será patrocinado pela loteria em sua luta hoje no Credicard Hall.

ITAMAR
Jerry Yang, o gênio criador do Yahoo!, ficou apaixonado pelo pão de queijo brasileiro. Experimentou pela primeira vez no almoço de terça-feira e não queria parar mais. Até no Fasano ele pediu uma porção.

O quitute não constava do cardápio.

BATE-PAPO
Apenas a secretária do prefeito

Com as denúncias de Nicéa Pitta, começou a caçada em busca da misteriosa loura que supostamente namoraria com o prefeito Celso Pitta. A última suspeita recai sobre uma ex-professora paulistana. Antes dela foi Marlene Beteghelli, 44, secretária particular de Pitta, que comanda dez mulheres para resolver até as compras de supermercado do prefeito.
Folha - Mas que pepino, hein, menina?
Marlene Beteghelli -
Não me coloque em saia justa (risos). Não me faça calçar a bota apertada!
Folha - Vocês namoram?
Marlene -
(rindo) Você estava louca para fazer essa pergunta, né? Não, eu não sou a namorada do prefeito. Isso aí já virou "neura" nacional.
Folha - Você assumiria?
Marlene -
Não tem esse negócio de "se". Ou é ou não é. E eu não sou a namorada dele.
Folha - Você cuida de todas as coisas dele?
Marlene -
Cuido, sim. Como o prefeito vai dar ordem para as empregadas, ditar o cardápio, saber que a parede está suja e a cama mal-feita, que as toalhas de banho estão em ordem? Isso é para mulher.
Folha - Secretária também manda flores para as namoradas.
Marlene -
O doutor Celso não é dessa linha. E depois, convenhamos: com tudo isso acontecendo, você acha que ele tem tempo de pensar em flores?
Folha - Você acha o prefeito bonito?
Marlene -
Sem dúvida. Ele é atraente, simpático, culto.
Folha - É um homem que você namoraria?
Marlene -
Dificilmente uma mulher não namoraria com um homem como ele. Mas eu não namoro.
Folha - Não vá surpreender daqui a um mês, hein?
Marlene -
Mas acontece que a gente está falando sobre o hoje. Sobre o amanhã, quem sabe?

ESTRELA
O fotógrafo Ubirajara Dettmar, que viveu grudado em Fernando Collor de Mello nos dois anos em que o ex-presidente foi hóspede do Planalto, voltou a clicar o antigo chefe. Dettmar vai ilustrar uma reportagem da "Playboy"-que pediu que ele fotografasse Collor numa banheira.

O ex-presidente não topou.

CURTO-CIRCUITO

O ex-deputado Flávio Rocha e sua mulher, Ana Cláudia, comemoram, hoje, o duplo aniversário. O casal festeja na bela casa no Jardim América, ao som do DJ Zé Pedro.

O clube Manga Rosa completa, hoje, um ano. A festa será numa chácara, em Aldeia da Serra.

A versão em CD-ROM do dicionário Aurélio para crianças terá pré- lançamento, amanhã, a partir das 14h, na Fnac.

De autoria de Roberto Duailibi e Harry Simonsen, o livro "Criatividade & Marketing" foi selecionado entre os dez melhores títulos da área. É forte concorrente ao prêmio Jabuti.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br
Colaboraram ELIANE TRINDADE E LUCIANA COSTA


Texto Anterior: Bech vislumbra criador sombrio
Próximo Texto: Da Rua - Fernando Bonassi: Tanto faz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.