UOL


São Paulo, terça-feira, 18 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Perigo nas Montanhas
Record, 14h.
 
(White Wolves - A Cry in the Wild 2). EUA, 93, 90 min. Direção: Catherine Cyran. Com Amy Dolenz, Mark Paul Gosselaar. Cinco adolescentes em excursão à montanha exploram e convivem com a natureza. Até que um acidente transforma a diversão num duro teste. "Amargo Pesadelo", enfim.

Subir, Subir e Voar
SBT, 16h15.
  
(Up, Up and Away). EUA, 2000. Direção: Robert Townsend. Com Robert Townsend, Michael J. Pagan. Jovem de família superpoderosa espera ansiosamente a chegada do 14º aniversário, quando também ele receberá os superpoderes.

Salve-me Quem Puder
Globo, 15h40.
  
(Jumpim" Jack Flash). EUA, 86, 110 min. Direção: Penny Marshall. Com Whoopi Goldberg, Stephen Collins. Programadora de computadores se envolve em uma intriga internacional. Goldberg é superior a tudo mais no filme.

O Próximo Alvo - Comando do Extermínio
Record, 21h.
 
(The Hit List). EUA, 89, 86 min. Direção: William Lustig. Com Jean-Michael Vincent, Leo Rossi. Criminoso mata a mulher e um amigo de um homem. Depois, sequestra seu filho. Ele queria eliminar uma testemunha de crimes da Máfia, mas entrou na casa errada! Agora, o homem da casa tem de salvar seu filho.

Wing Chun, uma Luta Milenar
Bandeirantes, 22h15.
  
(Wing Chun). Hong Kong, 94, 95 min. Direção: Woo-Ping Yuen. Com Michelle Yeoh, Donnie Yen. Yeoh é a lutadora que enfrenta no braço e nas pernas criminosos que atacam sua aldeia, na China do século 19. Aventura que chama a atenção por Yeoh e Woo-Ping Yuen, o coreógrafo das lutas de "Matrix". A articulação entre aventura e comédia conta pontos a favor.

Despertar de um Pesadelo
SBT, 22h15.
  
(The Long Kiss Good Night). EUA, 96, 120 min. Direção: Renny Harlin. Com Geena Davis, Samuel L. Jackson. Professora feliz tem uma filha feliz, numa cidade feliz da Nova Inglaterra. Ela é amnésica. Quando ela começa a recuperar a memória, lembrará, entre outras, que era uma matadora a serviço da CIA. Bem, então, a única coisa a fazer será reativar suas habilidades de matadora, agora para defender a si e à filha dos que pretendem eliminá-la. Para matar tempo.

Intercine
Globo, 1h55.

Para a terça, concorrem a comédia "Mamãe É de Morte" (94, de John Waters, com Kathleen Turner, Sam Waterston) e o suspense "Perseguição sem Limite" (96, de Stuart Cooper, com Stephanie Zimbalist, Peter Onorati).

Jesse
Globo, 3h35.
  
(Jesse). EUA, 88, 100 min. Direção: Glenn Jordan. Com Lee Remick, Scott Wilson. Jesse, abnegada enfermeira, cuida de uma população onde não há médico. Até o dia em que é denunciada por prática ilegal da medicina. Telefilme valorizado pela presença de Lee Remick. (IA)

Retrato da intolerância

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Não raro, nos filmes históricos, a história não passa de pano de fundo para eventos amorosos.
No caso de "Rainha Margot" (Eurochannel, 22h), de Patrice Chéreau, um dos méritos é chegar a um equilíbrio entre o tipo de suntuosidade que o gênero requer, seu aspecto romântico e a história propriamente dita.
No caso, Margot, ou Marguerite de Valois, é a princesa católica dada em casamento ao protestante Henrique de Navarra para dar um fim às guerras religiosas do século 16, na França.
É claro que o casamento não vai funcionar muito bem e que haverá muitas tramóias no meio.
Chéreau, no entanto, consegue criar um quadro significativo da intolerância religiosa.
Essa questão, por sinal, tão constantemente atual.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Bush lança o MacBomba Feliz!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.