São Paulo, sábado, 18 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

ESPN Brasil abre série de heróis da Copa

MÁRVIO DOS ANJOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Cada vez mais perto da Copa da Alemanha, as emissoras de TV esquentam a disputa sobre o melhor material pré-competição. "Glória, Suor e Lágrimas", especial que o ESPN Brasil estréia amanhã, é a resposta aos filmes oficiais da Copa, que o Sportv exibe. Para quem gosta de futebol, é um deslumbre. Passada a fase sobre cidades e sedes -que as agências de viagem devem ter adorado-, é a bola que vira estrela.
A produção é uma parceria da Fifa com a BBC inglesa, e destaca seis dos sete campeões mundiais -o Uruguai, decadente e eliminado desta Copa, não entra. E o programa de estréia foca a camisa amarela mais famosa do mundo.
Tudo começa em 1950, quando a Copa do Mundo chegou ao Brasil e virou pretexto para a construção do estádio do Maracanã.
Naquele gramado, a derrota na final do Mundial para o Uruguai criou a centelha que começou a construir um dos escassos orgulhos de uma nação, mas ainda hoje há esse patético movimento para demolir a história.
Parênteses: que culpa tem o "Maraca", marco zero nacional mais importante que o riacho do Ipiranga, se a Inglaterra pirou e destruiu Wembley? E aí, o desfile da trajetória do tricampeonato passa pelas conversas com Nilton Santos, Zico, Sócrates e Carlos Alberto Parreira, que contam as principais lendas do folclore nacional. Se o nome não é dos mais criativos, "Glória, Suor e Lágrimas" cumpre com louvor seu papel de entretenimento didático, uma vez que entrelaça os fatos do campo com as mudanças sociais ocorridas durante a formação dessas seleções campeãs.
A série ainda promete episódios dedicados a Alemanha, Inglaterra, Argentina, Itália e França.


Glória, Suor e Lágrimas
Quando:
amanhã, às 21h30, no ESPN Brasil


Texto Anterior: Internet /"O Amor Esquece de Começar" e "Caiu na Rede": Obras emulam linguagem da web
Próximo Texto: Drauzio Varella: Salva de palmas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.