São Paulo, quarta, 18 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NETVOX
Um espelho para o seu cérebro

MARIA ERCILIA
do Universo Online

Se você usa bastante o seu computador, é possível que passe boa parte do seu tempo organizando a informação que está dentro dele, ou se lamentando por não tê-lo feito.
"The Brain" (www.thebrain.com) é um programa que pretende tornar esse trabalho mais intuitivo, organizando as suas idéias de uma forma parecida com o seu cérebro. Se você tem na sua máquina textos, anotações, planilhas, endereços de páginas de Web e imagens que colecionou sobre um mesmo assunto, pode reuni-los no "Brain".
O programa exibe uma tela azul onde você vai agrupando "cachos" de idéias. Você escolhe um nome para a sua idéia e a partir dela vai pendurando idéias-filhas, idéias-pais, "saltos" para outras idéias. Na lateral do programa você pode pendurar notas, fazer buscas e selecionar mais arquivos.
""The Brain' transforma o computador numa versão digital de sua mente" é a promessa da Natrificial, criadora do software. Dando um desconto no papo pretensioso de marketing, "The Brain" é uma versão turbinada do seu gerenciador de arquivos, mais os seus bookmarks.
A tela de "The Brain" se parece com um mapa de site. O programa usa a mesma idéia do hipertexto -são ligações associativas entre palavras. O gerenciador de arquivos com diretórios e pastas e o desktop entulhado de atalhos são substituídos por uma tela azulada, onde vão se formando aranhazinhas de idéias.
Posso por exemplo criar um "pensamento" (assim são chamados os arquivos do programa) central com o nome deste texto. A partir dele, ligo imagens, páginas que encontrei na Web sobre o assunto, algumas anotações, um texto anterior que tem relação com ele. A vantagem é que tudo isso fica imediatamente visível, sem que eu precise pular de programa em programa.
A metáfora em que se baseiam os computadores hoje -uma escrivaninha, ou "desktop", entulhada de pastas e documentos- está perto do esgotamento. Ela serviu enquanto o computador era uma ferramenta muito nova, fazendo uma ponte entre ele e um objeto conhecido, a mesa de trabalho. "The Brain" experimenta outra maneira de organizar a informação, menos rígida. Ele lembra uma interface que ainda está em fase experimental, o Pad++, da Xerox.
Seria preciso conviver com o programa durante algum tempo para medir sua real utilidade. Afinal, ele não acrescenta nada ao seu computador, apenas um novo organizador (tem que ser excelente para justificar a instalação de um novo programa, a leitura de um novo manual etc.). À primeira vista, ele é fácil de usar e tem uma interface bem elegante.
Talvez até se torne um problema o fato dele se basear exclusivamente na associação de idéias. Com o tempo você pode ir criando "pensamentos" demais e acabar com uma nuvem associativa tão intrincada que nem vale a pena mexer nela. O próprio nome que o programa dá aos arquivos, "pensamento", é enganoso. Livre associação em estado puro é uma coisa, pensamento é outra...

Hipertexto
"The Brain", Pad++ e outros novos programas que estão surgindo apontam na mesma direção: uma organização baseada no hipertexto e em mapas associativos, em oposição à organização baseada em árvores e diretórios dos sistemas operacionais mais populares hoje. O próprio Windows 98, que vai permitir o acesso ao gerenciamento de arquivos por meio de links como os da Web, é um exemplo. Ele tenta um compromisso entre os dois tipos de organização, sobrepondo à estrutura de diretórios uma navegação associativa.
"The Brain" pode ser testado de graça por 30 dias. Para continuar a usá-lo, é necessário pagar US$ 50. Na próxima versão, o programa deve ter reconhecimento de voz.


E-mail: netvox@uol.com.br


BITBET AO GOSTO DO FREGUÊS

Vicente Rubino criou um programa bacaninha, que facilita a colocação da fonte gráfica Bitbet numa página em HTML. O Giffont 98 (www.hexabit.com/giffont) faz o trabalho chato de calcular o tamanho da fonte. O resultado é bonito e leve, pois cada letra tem só cinco pixels.


Site 'recolhe' lixo da Web

E13 (www.E13.com/)é mais um daqueles delírios em HTML. Prepare-se para páginas em japonês, em Shockwave, em espanhol -não vale a pena nem tentar se orientar nesse site, que parece ter sido feito de restos de outras páginas, numa espécie de colagem do lixo catado na Web.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.