São Paulo, quarta, 18 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SHOW
O grupo se apresentará em outubro
Cramps trará seu psychobilly ao Brasil

LEANDRO FORTINO
free-lance para a Folha

Atenção rockabillies, podem deixar o topete crescer desde já. Em outubro desembarca pela primeira vez no Brasil o grupo americano Cramps, criador do movimento psychobilly.
Eles se apresentam no dia 17, no Bar Opinião, em Porto Alegre, dia 18, no Fórum, em Curitiba, dia 20, no Olympia, em São Paulo, e dia 21, no Canecão, no Rio.
Antes de chegar ao país, o Cramps passará por Santiago, no Chile (dia 15), e em Buenos Aires, na Argentina (dia 16).
O grupo vem mostrar o repertório do seu mais recente álbum, "Big Beat from Badsville" (leia texto ao lado), lançado no Brasil no fim do ano passado. O trabalho é o 12º de uma discografia iniciada em 79 com o EP "Gravest Hits".
Liderado pelo vocalista Lux Interior (Erick Purkhiser) e pela guitarrista californiana Poison Ivy Rorschach (Kirst Wallace), o Cramps surgiu na cena punk nova-iorquina e impôs um estilo que mistura o rock tradicional com guitarras distorcidas, trilha perfeita para um filme B.
Aliás, filmes B e mulheres são a grande inspiração para o grupo, que compôs músicas como "Journey to the Center of a Girl" (viagem ao centro de uma garota), "Bikini Girls with Machine Guns" (garotas de biquíni com armas pesadas) e "I Wanna Get in your Pants" (quero entrar na sua calça).
No início dos anos 90 foi anunciada uma vinda do grupo ao país, mas acabou cancelada sem motivos. Na época, a banda havia lançado o álbum "Stay Sick!", seu primeiro trabalho pelo Enigma. O selo comprou os direitos do catálogo antigo do grupo, que pertencia ao IRS (antiga gravadora de artistas da new wave como R.E.M., Wall of Voodoo e Go-Go's ).
Hoje eles lançam seus discos pela gravadora do ex-Bad Religion Brett Gurewitz, a Epitaph, mesma de NOFX, Rancid e Pennywise, grupos que certamente beberam muito na fonte do Cramps.
Os maiores hits da banda são "Can Your Pussy Do the Dog?", de "A Date with Elvis" (86), e "Bikini Girls...", de "Stay Sick!" (90).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.