São Paulo, quarta, 18 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
Às vésperas do Salão do Livro, país é tema de reportagens
Imprensa francesa destaca Brasil no 18º Salão do Livro

MARIANE COMPARATO
de Paris

Como país convidado do Salão do Livro de Paris, que começa no próximo dia 20, o Brasil já está dando o que falar.
Os grandes jornais e revistas franceses resolveram apostar em reportagens sobre o Brasil e sua literatura. A revista semanal "L' Éxpress" se adiantou e veiculou, já na semana passada, 14 páginas dedicadas ao país.
Sua concorrente, a "Nouvel Observateur", tenta recuperar o estrago publicando, na edição que sai amanhã, 18 páginas sobre o tema. Além de uma entrevista com Jorge Amado, haverá diversos textos de escritores brasileiros elaborados especialmente para a revista.
O jornal "Le Monde" também publica, amanhã, um total de 13 páginas sobre o Brasil em seu suplemento literário, quatro delas dedicadas a críticas de livros brasileiros traduzidos para o francês. Uma quinta página analisará os lançamentos recentes.
Nas demais, dentre outras coisas, um texto de Roberto Schwartz sobre as origens da literatura brasileira, uma pesquisa sobre os hábitos de leitura no Brasil e uma reportagem sobre a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
O jornal "Libération", o segundo mais importante do país, vai dedicar a totalidade de seu suplemento literário de amanhã, que tem 16 páginas, ao Brasil. Dois jornalistas passaram 15 dias no país, entrevistando escritores que virão ao salão.
Mas a vedete mais esperada é, sem dúvida alguma, Paulo Coelho. O escritor já concedeu entrevistas ao jornal "Le Figaro", à revista "Elle" e ao canal de televisão TF1, na última terça-feira.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.