São Paulo, Quinta-feira, 18 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Filme foi escolhido melhor longa pelo júri e pelo público
"Central do Brasil" leva oito prêmios do Estação Botafogo

da Sucursal do Rio

"Central do Brasil" foi o vencedor de oito das 14 categorias do 2º Prêmio Estação Botafogo de Cinema Brasileiro, entregue terça-feira à noite no Rio.
O filme de Walter Salles venceu nas categorias de melhor longa-metragem, diretor, atriz (Fernanda Montenegro), revelação (para o ator Vinícius de Oliveira) e roteiristas (João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein).
"Central do Brasil" foi vencedor também na categoria de direção de fotografia. Walter Carvalho, diretor de fotografia do filme, foi escolhido não só por seu trabalho em "Central", mas também por "O Amor Está no Ar".
O filme recebeu ainda o prêmio da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro e foi escolhido o melhor filme na votação popular, realizada nos cinemas do grupo Estação durante o Carnaval.
Paulo José foi escolhido o melhor ator por sua atuação em "Policarpo Quaresma" e Eliane Caffé foi considerada a melhor diretora estreante por seu trabalho em "Kenoma".
Hector Babenco recebeu um prêmio especial pelo conjunto de sua obra.
"Ação entre Amigos" ficou com dois prêmios: trilha sonora, feita por André Abujamra, e montagem, de Migo Gattozi.
Clóvis Bueno foi escolhido o melhor diretor de arte por seus trabalhos em "Amor & Cia" e "Kenoma". "Simião Martiniano, o Camelô do Cinema", de Clara Angélica e Hilton Lacerda foi o vencedor na categoria de curta-metragem.
Os premiados foram escolhidos por um júri formado por 20 pessoas ligadas à indústria cinematográfica -produtores, críticos, diretores.


Texto Anterior: Relâmpagos - João Gilberto Noll: Figueira
Próximo Texto: Televisão - José Simão: Pitbull se disfarça de Tiazinha pra não ser castrado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.