São Paulo, quinta-feira, 18 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"AGOSTO - UM MOMENTO ANTES DA EXPLOSÃO"

Mograbi mira a psicose da política israelense

TIAGO MATA MACHADO
CRÍTICO DA FOLHA

Por onde passam, Avi Mograbi e sua câmera são rechaçados e maltratados. Ninguém parece disposto a se deixar filmar nesse turbulento mês de agosto.
O mérito do cineasta será subverter de forma satírica esse drama do documentarista que não consegue filmar, vítima de uma sociedade em estado de alerta e de uma política estatal (israelense) que parece destinada a censurar e a obstruir a imagem política que uma equipe de TV brasileira pôde provar na pele nesta semana.
A produtora de Mograbi chama-se Les Films d'Ici, talvez em homenagem ao filme de Godard sobre a questão palestina, "Ici et Ailleurs". Nesse filme da década de 70, rodado no Oriente Médio, Godard dizia que a vitória do ideal palestino deveria passar pela tomada do poder pelas imagens.
O "ici" (aqui) de Mograbi é o "ovo da serpente" da Israel de agosto de 2001, "um momento antes da explosão", como diz o título. Seu alvo é a psicose da política israelense, e sua preocupação é com o banho de sangue que a violência latente nas ruas prenuncia.
A forma com que ele é tratado na rua constitui os sintomas. O antídoto, Mograbi encontra na "mascarada", velha gag hollywoodiana um tanto carnavalesca.
Mograbi desempenha sozinho o papel de si mesmo, de sua mulher e de seu produtor. Ele(s) filma(m) atrizes no papel da mulher de um israelense responsável por um massacre em Hebron, enquanto surpreende(m) nas ruas outras mascaradas: israelenses se travestindo de xeques árabes para protestar num kibutz, um árabe de judeu ortodoxo para satirizar os rituais semitas.
Toda essa série de mascaradas culmina no rosto psicótico de Ariel Sharon. Mograbi, o sátiro, já terá sido então inteiramente tomado por sua mulher, decidida a fazer, ela mesma, o papel da outra, da judia que pediu para herdar do marido genocida o fuzil.
É assim que Mograbi consegue enfim se alienar do intolerável cotidiano das ruas, desse devir da guerra que sua câmera tentava surpreender. Afinal, nos diz(em) ele(s), não é só o calor insuportável de agosto que faz a vida em Israel parecer tão opressiva e triste.


Agosto - Um Momento Antes da Explosão
August - A Moment Before the Explosion    
Direção: Avi Mograbi
Produção: França/Israel, 2002
Quando: hoje, às 18h, no Cinesesc
Quanto: entrada franca




Texto Anterior: Festival de documentários É Tudo Verdade - "H.I.J.O.S.": Uma história dos argentinos, de panelaço em panelaço
Próximo Texto: Panorâmica - Música: RDS promete recolher CD do Ratos de Porão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.