São Paulo, sexta-feira, 18 de abril de 2008

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CONEXÃO POP

A nova música

Com remixes, Database melhora faixas de artistas gringos; e a delicada habilidade de Stephanie Toth

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

A CULTURA do remix ganhou forte impulso com a proliferação de softwares de edição de áudio. Ficou fácil não apenas fazer música, mas mexer nas músicas dos outros. Fácil, mas difícil encontrar qualidade como na produção da dupla paulistana Database.
Caras como The Twelves, Roots Rock Revolution e Lucio Morais e Yuri Chix (o duo que forma o Database), são crias da união música-tecnologia: daqui do Brasil, se apropriam de faixas de artistas como Black Kids e The Kills e dão um novo sentido a elas.
No www.myspace.com/databasetrax dá para encontrar os excelentes remixes que o Database arquitetou para "Galaxy of the Lost", música do Lightspeed Champion (ótima banda do geniozinho Dev Hynes), e para "Drugs in My Body", do Thieves Like Us.
Eles também mexeram (melhoraram é a palavra certa) "URA Fever", da dupla The Kills -que gostou tanto do resultado que deve lançar comercialmente o remix. Como outros de sua geração, o Database faz música que não se preocupa se será chamada de electro, house, rock, disco-punk. Não importa o nome, é música que funciona bem na pista ou fora dela.

 

Ela canta, toca violão, tem 16 anos, por isso Stephanie Toth é comparada a Mallu Magalhães (as duas já dividiram reportagem na Ilustrada). Stephanie (www.myspace. com/stephanietothmusic) mostra delicada habilidade com o violão e com as palavras, em canções como "The Size of a Buick". Ela faz show em São Paulo no próximo dia 27, na festa Folk This Town!, no Santa Augusta Bar (r. Augusta, 976). Há um monte de "jovens cantoras" no Brasil. Stephanie, Mallu e Tiê (www.myspace.com/tiemusica), que se apresenta hoje no Studio SP (r. Inácio Pereira da Rocha, 170; 22h30), são das poucas que não nos remetem a Elis Regina, Clara Nunes, Marisa Monte; das poucas realmente... jovens.
 

"Halo 3" arrecadou mais de US$ 300 milhões desde o ano passado. Personagens de "Star Wars: The Force Unleashed" serão equipados com "inteligência artificial".
Os games estão entre as principais engrenagens do entretenimento. Nesta semana, veio mais uma notícia: lançado em 2000, o jogo The Sims já vendeu mais de 100 milhões de cópias, em 22 línguas, em 60 países. Sozinho, movimentou US$ 4 bilhões. Comercialmente, está na mesma posição de "American Idol," da saga "Guerra nas Estrelas" e da série "Harry Potter" -em comparação do "New York Times".
 

Por falar em "American Idol", eu que estou muito empolgado ou a edição atual é a melhor da história do programa? David Cook? Brooke White? David ARCHULETTA?

thiago@folhasp.com.br

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