São Paulo, segunda, 18 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEMINÁRIO
Sociólogo faz primeira conferência da quarta Agênda do Milênio
Baudrillard fala sobre mídia hoje no Rio

NELSON DE SÁ
enviado especial ao Rio

Começa hoje, às 9h30, na Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro, o seminário "Mídia e Percepção Social".
É a quarta edição da Agenda do Milênio, série de eventos sobre temas contemporâneos organizada pela universidade e pela Unesco, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.
O sociólogo Candido Mendes, coordenador-geral do seminário e presidente do "senior board" do Conselho Internacional de Ciências Sociais da Unesco, resume os objetivos do evento com o tema "Mídia e Percepção Social":
"O importante é verificar até onde a realidade foi absorvida pelo simulacro, pelos arquétipos produzidos pela mídia. Saber como é que ele se manifesta em vários aspectos da vida social, como o processo político."
Por outro lado, visa "também saber como hoje a reação imediata ao simulacro, que é a mídia interativa, a Internet, funciona tanto para beneficiar como para criar um futuro lúgubre."
Baudrillard
A conferência inicial, intitulada "Do Humano e do Inumano à Luz do Virtual e da Clonagem" e marcada para às 11h30, é do cientista social francês Jean Baudrillard, principal teórico do simulacro. Ele resumiu a conferência:
"Enquanto o ser vivo se esmera, ao longo de milhões de anos, para arrancar-se dessa forma de incesto e entropia primitiva, nós estamos no processo de trabalhar a desinformação da espécie pela anulação das diferenças."
Ou ainda, acrescenta, "já no registro do social e do cultural, aquilo que o sistema produz e reproduz são seres assemelhados, substituíveis uns pelos outros, desde já mentalmente clonados".
Baudrillard, considerado um "catastrofista" por seus críticos, tem uma visão negativa dos efeitos da Internet, como reação ao estado atual da "simulação".
Um de seus principais críticos, Pierre Lévy, professor do departamento de Hipermídia da Universidade de Paris VIII, estará no seminário amanhã, para falar sobre "A Cybercultura: Uma Nova Forma de Universalidade".
O evento na Candido Mendes acontece no 42º andar da universidade, na rua da Assembléia, 42, centro do Rio (tel. 021/531-2000, ramal 254).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.