São Paulo, quinta, 18 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVRO
Dicionário traz mais de 1.600 biografias e filmografias de atores e atrizes de filmes brasileiros
Economista cataloga cinema nacional

Lenise Pinheiro/Folha Imagem
Antonio Leão da Silva Neto, que lança hoje na Faap, em São Paulo, dicionário de atores e atrizes do cinema nacional


PAULO SANTOS LIMA
free-lance para a Folha

Os astros e estrelas do cinema nacional ganham um espaço digno dos grandes catálogos, tão comuns na Europa e nos Estados Unidos e tão raros aqui no país.
"Astros e Estrelas do Cinema Brasileiro - Dicionário de Atrizes e Atores", de Antônio Leão da Silva Neto, tem mais de 1.600 biografias de artistas e suas filmografias.
O livro está sendo lançado hoje, na Faap, em São Paulo, com a presença do autor.
A edição, com bom acabamento e capa dura, abrange um período de 90 anos de cinema. Há curiosidades como Helena Cavalier, que fez um filme em 1908, e a cantora Clementina de Jesus, que trabalhou em "A Extorsão" (1975).
Cada verbete mostra a principal fonte de pesquisa, algo perfeitamente plausível quando há pesquisa em jornais, revistas, livros, cineclubes, associações, acervos e com pessoas envolvidas.
"Há atores cujas fontes me deram cinco versões diferentes. É possível que alterações tenham de ser feitas nas futuras edições. Por isso, deixo meu contato e meu e-mail no livro", diz Silva Neto, que também optou pelos longas-metragens nas filmografias pela escassez de fontes sobre curtas-metragens.
Bancada por ele, a pesquisa, que começou em 93, durou até maio último, o que deu atualidade aos textos.
Economista, o autor fez um trabalho de cinéfilo. E não à toa ele coleciona filmes desde a infância.
"Lembro que eu já colecionava pedaços de negativos, que ia guardando numa caixa. Com o tempo, fui investindo e comprando vários títulos de filmes nacionais e estrangeiros, todos em 16mm", diz.
"Tenho um acervo de 30 anos em minha casa", completa o autor, fundador da Associação Brasileira de Colecionadores de Filmes em 16mm e diretor do Cineclube Ipiranga.
"Nosso país não prima pela memória, mas tornei-me autônomo para fazer essa pesquisa, que me ocupou muito tempo. Espero que meu trabalho resgate a memória das pessoas que fizeram esse cinema", afirma Silva Neto.


Livro: Astros e Estrelas do Cinema Brasileiro - Dicionário de Atrizes e Atores Autor: Antônio Leão da Silva Neto Lançamento: Edições Loyola Quanto: R$ 20 Quando: hoje, às 19h30 (noite de autógrafos) Onde: Salão Cultural da Faap (r. Alagoas, 903, São Paulo)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.