São Paulo, Sexta-feira, 18 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

SIMBAD E OS SETE MARES
SBT, 14h. (Sinbad of the Seven Seas). Itália, 1989, 93 min. Direção: Enzo Castellari. Com Lou Ferrigno, John Steiner, Leo Gullotta. O musculoso Ferrigno encarna no marinheiro Simbad para efeito de aventura oriental espaguete dirigida por Castellari. O herói dos sete mares se afoga numa banheira. Avaliação:  

DE VOLTA PARA O FUTURO 2
Globo, 15h30. (Back to the Future - Part 2). EUA, 1989, 107 min. Direção: Robert Zemeckis. Com Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson, Elisabeth Shue. O mais fraco dos filmes da série: retoma e repisa as idéias do primeiro filme, de 1985, e não encontrou ainda a saída meio capenga, mas enfim, do terceiro exemplar (o Oeste), de 1990. Aqui, McFly (Fox), já casado com Lorraine (Thompson) é chamado pelo dr. Brown (Lloyd) a ajudar seus filhos, que estão em sérios apuros, no futuro. Um único momento invulgar: quando se aventa a hipótese de um futuro virtual e desviante (e que não é tão diferente assim do que vivemos, por exemplo, no Brasil de hoje). Avaliação:    

976 - A VOZ DA SEDUÇÃO
CNT/Gazeta, 0h10. (Smooth Talker). EUA, 1990, 90 min. Direção: Tom Milo. Com Joe Guzaldo, Peter Crombie. Policial se infiltra em serviço de telefonemas eróticos para investigar uma série de assassinatos. Vítimas e suspeitos confundem o investigador. Avaliação:  

INTERCINE 1
Globo, 0h30. Para o primeiro escrutínio referente de hoje, são candidatos "Ticks - O Ataque" (1993, de Tony Randel, com Rosalind Allen, Ami Dolenz, Seth Green) e "O Poderoso Chefão 3" (1990, de Francis Ford Coppola, com Al Pacino, Diane Keaton, Andy Garcia, Joe Mantegna).

INTERCINE 2
Globo, 3h20. Fechando a semana do "Intercine", a emissora propõe para seus telespectadores na primeira sessão interativa da noite os filmes "O Senhor do Sol" (EUA/Itália, de Alessandro Capone, com Bud Spencer, Lou Bedford) e "Cry Baby" (1990, de John Waters, com Johnny Depp, Amy Locane, Susan Tyrrell).

O JOVEM FRANKENSTEIN
Bandeirantes, 3h30. (Young Frankenstein). EUA, 1974, 105 min. Direção: Mel Brooks. Com Gene Wilder, Peter Boyle, Martin Feldman, Madeline Kahn. O jovem dr. Frankenstein volta ao castelo de seus ancestrais e reinicia as experiências visando criar um homem a partir do próprio homem. Paródia de Boris Karloff e dos velhos filmes de horror, à moda de Brooks: a idéia se esgota muito antes do filme terminar. P&B. Avaliação:   

TV PAGA
Um Oeste de dúvidas

da Redação

Em 1863, um destacamento do exército da União tenta se infiltrar em posições do exército confederado. Esse é, em linhas gerais, o motivo que trabalha John Ford em "Marcha de Soldados" (Telecine 5, 17h30, 2h).
Existe portanto a descrição de um momento de incertezas, já que naquele momento a Guerra de Secessão estava longe de ser decidida. Mais do que isso, no entanto, o que chama a atenção é o confronto entre o coronel John Wayne, implacável, pragmático, e o médico William Holden, humanitário, comedido.
São duas maneiras distintas de ver as coisas e dois arquétipos do Oeste. A humanidade é diversa, e o Oeste, para Ford, não é um território de certezas, mas de dúvidas. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: O tempo sempre é o supremo limite
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Só me faltava essa! Porco japonês!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.