São Paulo, sábado, 18 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

PISTOLEIROS DO ENTARDECER
CNT/Gazeta, 18h. (Ride the High Country). EUA, 1962, 94 min. Direção: Sam Peckimpah. Com Joel McCrea, Randolph Scott. Dois velhos xerifes fazem segurança num transporte de ouro. Os bandidos correm atrás da fortuna. Mas mesmo eles não ficam assim tão indiferentes à tentação. Um faroeste menos conhecido de Peckimpah, já crepuscular, magnífico, mas ainda antes que ele aderisse à estética da extrema violência.

RECOMEÇAR
Record, 20h.
(Starting Again). EUA, 1994, 90 min. Direção: Oz Scott. Com Joan Rivers, Melissa Rivers. Após ser demitida, artista de TV enfrenta outro e não negligenciável drama: seu marido se suicida. É então que, para ela e para a filha, coloca-se a questão de recomeçar a vida. Inédito.

ADORÁVEIS MULHERES
Bandeirantes, 21h30.
(Little Women). EUA, 1994, 118 min. Direção: Gillian Armstrong. Com Winona Ryder, Susan Sarandon. Quarta versão para cinema do romance publicado em 1868 por Louisa May Scott. Com o pai na Guerra de Secessão, quatro irmãs dividem com a mãe (Sarandon) a responsabilidade do lar e desenvolvem uma ligação muito forte entre si. Acima da média.

RAIN MAN
Globo, 21h40.
(Rain Man). EUA, 1988, 140 min. Direção: Barry Levinson. Com Dustin Hoffman, Tom Cruise. Yuppie (Cruise) descobre que seu pai, ao morrer, deixou vasta herança para um irmão de quem nunca ouvira falar. Na verdade, um autista (Hoffman). Cruise parte em busca do dinheiro, mas é pelo irmão que se afeiçoa ao longo do trajeto. Simpático, mas, à moda de Barry Levinson, não se completa. E, como de costume, Hoffman dá seu show particular, em vez de fazer o papel. Acima da média. Inédito.

MARIAN
Cultura, 22h30.
(Marian). República Tcheca, 1996, 109 min. Direção: Petr Vaclav. Com Stepan Ferko, Milan Cifra. Filho de ciganos, Marian é retirado da família aos 3 anos de idade e cresce enfrentando preconceitos. Em seu primeiro longa de ficção, o diretor tcheco nascido em 1967 combate as discriminações na sociedade de seu país.

FEITIÇO DO TEMPO
Bandeirantes, 23h30.
(Groundhog Day). EUA, 1993, 109 min. Direção: Harold Ramis. Com Bill Murray, Andie MacDowell. Murray é o repórter de TV metido que se vê aprisionado em determinado momento do tempo. Essa fatalidade vai abri-lo para o conhecimento de si mesmo, ou de um outro si mesmo, ou qualquer coisa assim.

A REENCARNAÇÃO DO SEXO
CNT/Gazeta, 23h40.
Brasil, 1981, 90 min. Direção: Luiz Castellini. Com Patricia Scalvi, Roberto Miranda. Espírito de um homem degolado leva sua antiga amante a praticar uma série de crimes em um velho casarão. Ensaio de terror gótico-sertanejo. Apesar de Scalvi e Miranda, não dá pé.

OBSESSÃO DO MEDO
Globo, 0h05.
(Complex of Fear). EUA, 1993, 95 min. Direção: Brian Grant. Com Hart Bochner, Joe Don Baker. Policiais investigam ação de psicopata num condomínio fechado.

A SUBSTITUTA
SBT, 1h.
(The Substitute). EUA, 1993, 87 min. Direção: Martin Donovan. Com Amanda Donohue, Dalton James. Professora mata o marido e sua amante, foge, troca de identidade e volta a dar aulas em outro Estado. Mas logo surgem pessoas que suspeitam dela, o que a obriga a matar novamente. Feito para TV a cabo.

CALIFÓRNIA 40 GRAUS
Bandeirantes, 1h30.
(Malibu Summer). EUA, 1991, 87 min. Direção: Ralph Portillo. Com Peter Anthony, Rhett Sinclair, Carrie Bittner. Ao aproximar-se o verão, três garotas trocam seu emprego por negócio próprio, envolvendo, claro, sexualidade.

EXPOSED, ENTRE A VIDA
E A MORTE
Globo, 2h45.
(Exposed). EUA, 1983, 100 min. Direção: James Toback. Com Nastassja Kinski, Rudolf Nureiev, Harvey Keitel. Bela modelo (Kinski) apaixona-se por homem (Nureiev) que combate o terrorismo internacional. Em vista do que, durante uma viagem a Paris, ela acaba sendo sequestrada. É o castigo por ficar acordado a essa hora.

DISTINTIVO PARTIDO SBT, 2h40.
(Broken Badges). EUA, 1990, 96 min. Direção: Kim Manners. Com Miguel Ferrer. Rapaz acusado de matar os pais foge da cadeia para tentar provar a inocência. Um sargento tentará ajudá-lo.

JUSTIÇA PARA TODOS
SBT, 4h45.
(...And Justice for All). EUA, 1979, 118 min. Direção: Norman Jewison. Com Al Pacino, Jack Warden, John Forsythe. Arthur Kirkland (Pacino) é o advogado que tem sérias divergências com o juiz Fleming (Warden), não muito honesto. Até que Fleming, acusado de estupro, indica Kirkland para defendê-lo. Será um dilema. Uma guerra entre Jewison, sempre atraído por uma série quase interminável de banalidades, e Pacino, o grande. Dá para ver.

TV PAGA O mundo de "Conan'


da Redação

"Conan, o Bárbaro" (Telecine 2, 21h20) costuma ser visto como uma aventura mitológica simpática, porém meio inconsequente, que serviu de escada a Arnold Schwarzegger.
Não é só isso. John Milius nos leva menos a um mundo irreal do que ideal, onde o ar que se respira é mais puro e a batalha dá a real medida do valor de um homem.
Inútil dizer que se trata de um mundo reacionário esse em que os músculos e as essências se identificam. Dito isso, é de admirar a desenvoltura com que Milius se move nesse mundo.
Bem mais ameno, nesse sentido, é o também (talvez mais) admirável "Missão Impossível" (Telecine 1, 15h, 3h), filme pessoal, a partir de uma proposta impessoal. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.