São Paulo, sábado, 18 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Festival, que começa dia 8 de agosto no Rio Grande do Sul, apresenta oito "premières" de filmes de seis países
Almodóvar abre o Festival de Gramado

da Reportagem Local

A nova produção do espanhol Pedro Almodóvar, "Carne Trêmula", é a primeira pré-estréia da mostra "Premières Gramado 98", a maior novidade da 26ª edição do festival.
As pré-estréias -que incluem o festejado "O Show da Vida", de Peter Weir, com Jim Carrey, e "Bela Donna", de Fábio Barreto- serão exibidas diariamente no Cine Embaixador, no Palácio dos Festivais, sempre às 16h30, a partir de 9 de agosto, segundo dia do evento. No dia do encerramento, 15 de agosto, haverá projeção de dois filmes.
"Nossa idéia, ao criar essa mostra, é a de atualizar o festival com lançamentos", diz Esdras Cardoso Rubim, 55, coordenador geral do evento.
"Queremos que Gramado passe a ocupar um espaço de importância no mercado cinematográfico", afirma.
As pré-estréias de Gramado (veja a lista completa no quadro abaixo) são de filmes programados para estrear no circuito comercial nos três primeiros meses do segundo semestre.

Mostra competitiva
O 26ª Festival de Gramado - Cinema Latino e Brasileiro trará ainda 14 longas, dois médias e 20 curtas-metragens em competição.
Entres os longas, quatro são brasileiros: "Amores", de Domingos de Oliveira e Priscilla Rozenbaum, "Um Sonho no Caroço do Abacate", de Lucas Amber, "A Reunião dos Demônios", de Cecílio Neto, e "O Toque do Oboé", de Cláudio MacDowell.
Os estrangeiros em competição são dois argentinos, dois cubanos, um chileno, um venezuelano, um uruguaio, um mexicano, um espanhol e um português.
A 9ª edição do Troféu Oscarito, entregue durante o festival, vai homenagear o cineasta Nelson Pereira dos Santos, um dos pais do Cinema Novo e diretor de clássicos como "Vidas Secas" e "Rio 40 Graus". De Santos serão exibidos "Como Era Gostoso Meu Francês" e "O Amuleto de Ogum".
O argentino Luiz Puenzo, único latino a ganhar um Oscar, por "A História Oficial" (86), também confirmou presença.
Para os não convidados haverá ingressos à venda apenas às 10h do domingo, dia 2 de agosto.
O carnê, que dá direito a todas as sessões e cerimônias, custa R$ 180 nas bilheterias do Palácio.
Caso sobrem carnês, serão vendidos ingressos para sessões individuais, por R$ 20.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.