São Paulo, sábado, 18 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Single tecno de Marina será lançado pelo MMM



da Reportagem Local

O selo do Mercado Mundo Mix está começando a investir pesado no mercado de discos voltados para DJs e para as pistas de dança.
Estarão à venda hoje e amanhã, no Galpão Fábrica, em São Paulo, sete singles de 12 polegadas com remixes de faixas lançadas no final do ano passado na coletânea em CD "Electronic Music Brasil".
O CD, que será relançado entre os dias 23 e 26 na Expo CD 98 e passa a ter distribuição nacional feita pela gravadora Sony, traz uma boa amostra de 14 artistas nacionais que desenvolvem projetos voltados para a música eletrônica e suas variações.
Entre as faixas lançadas nos singles há produções de DJs conhecidos das noites paulistanas, como Mau Mau e Ramilson Maia, e de grupos da cena tecno nacional, como Level 202, Loop B e Habitants.
"O Mercado Mundo Mix será o primeiro selo brasileiro distribuído por uma grande gravadora a lançar artistas de música eletrônica e contemporânea", diz o diretor artístico e criador do mercado, Beto Lago.
Segundo ele, não faz sentido investir em música eletrônica sem a produção de discos em vinil para servir aos toca-discos dos DJs.
"Para lançamentos como a coletânea "Electronic Music Brasil' estourarem por todo Brasil é necessário que as pessoas conheçam as faixas das pistas de dança", diz.
Os discos foram feitos na última fábrica de álbuns em vinil do Brasil, localizada em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
Os singles trazem versões remixadas pelos próprios artistas do selo. "Para dar um diferencial maior aos lançamentos em vinil, resolvemos colocar um artista fazendo o remix do outro, como "Make Yourself', do Loop B, remixada pelo Renato Cohen, do Level 202", explica Lago.
Mas as ambições do selo não param nestes singles nem no relançamento da coletânea.
O MMM pretende lançar em breve álbuns do Habitants e do Friendtronics, grupo cujo estilo Lago define como "metrô", criado na zona leste de São Paulo, que mistura o jungle e o drum'n'bass com funk e trip hop.
A grande tacada de divulgação do selo e da música eletrônica acontece no dia 5 de agosto, quando será distribuído somente para DJs e rádios que tocam o estilo o single com remixes de duas faixas novas da cantora Marina Lima: "Deixe Estar" e "Pierrô".
"Marina sempre emplacou músicas nas pistas naturalmente. Por isso, ela adorou a idéia de transformar suas músicas em faixas mais atuais", conta Lago, que vai lançar uma edição de 250 cópias.

Mercado de DJs
Neste ano também foram produzidos álbuns em vinil especialmente para serem usados nas pistas de dança, como um maxi-single da cantora Laura Finochiaro e o segundo álbum do Planet Hemp, fabricado em vinil branco.
A banda gaúcha De Falla voltou a ser reunida neste ano para a gravação de um novo CD para o ano que vem. Mas, já em outubro, o grupo pretende lançar um single em vinil de cor vermelha, só para DJs, com uma versão tecno da clássica "Fire", de Jimi Hendrix.
"Na produção está o Dudu Marote, e o single será mixado e prensado nos EUA", diz o líder da banda, Edu K. "Nós gravamos a versão no começo do ano, o Dudu prensou um CD e a música fez sucesso logo na primeira vez em que ele a tocou no clube B.A.S.E." (LF)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.