São Paulo, terça, 18 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospital passa por problema financeiro

MARCELO PEDROSO
da Folha Vale

A Santa Casa de Jacareí (68 km de SP), onde o ator Gerson Brenner foi internado na manhã de ontem, passa por dificuldades financeiras. Na semana passada, o hospital foi obrigado a internar três crianças após liminar concedida pela Justiça.
O hospital havia suspendido as internações pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no último dia 4, com exceção das operações de emergência, devido à falta de repasse de verba pela prefeitura.
A Santa Casa também está sendo investigada por uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) formada por vereadores após o recebimento de denúncias envolvendo o sistema de Saúde municipal.
As denúncias feitas à Câmara tratam da falta de plantonistas no pronto-socorro -competência da prefeitura-, mau atendimento, medicamentos escassos e não-realização de cirurgias eletivas.
Os vereadores já ouviram cerca de 20 depoimentos. O resultado das investigações está previsto para ser divulgado em até 90 dias.
Com a liminar, concedida pelo juiz da 2ª Vara Cível de Jacareí, Luís Eduardo Scarabelli, a direção está aceitando novamente as internações pelo SUS. No dia seguinte à determinação da medida, a própria direção optou por retomar as cirurgias.
A ação cautelar foi protocolada pelo promotor da 1ª Vara Cível, Romeu Galiano Zanelli Júnior. A denúncia ao Ministério Público foi feita por representantes do Conselho Tutelar de Jacareí depois de uma visita de vistoria de três conselheiros na unidade de pronto atendimento em que as crianças estavam internadas. A liminar determinou o pagamento de multa de R$ 10 mil para cada dia em que a medida não for cumprida.
O provedor da Santa Casa, Ricardo Medici, afirmou que a prefeitura continua devendo dinheiro ao hospital.
O secretário da Saúde de Jacareí, frei Vitorio Infantino, afirmou que a melhor solução para o fim dos problemas entre a prefeitura e a Santa Casa seria a anulação do convênio atualmente firmado e a substituição por outro, com termos bem definidos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.