São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Zenon - A Garota do Século 21
SBT, 14h20.

(Zenon - Girl on the 21st Century). EUA, 1999, 97 min. Direção: Kenneth Johnson. Com Kirsten Storms, Raven Symoné. Por ser muito traquinas, garota que vive em estação espacial, no ano de 2049, é mandada para a Terra, o que significa um completo atraso. Maus presságios para o novo século. Feito para TV. Inédito.

Voando para Casa
Globo, 15h30.

(Fly Away Home). EUA, 1996, 106 min. Direção: Carroll Ballard. Com Jeff Daniels, Anna Paquin, Dana Delany, Terry Kinney. Garota traumatizada com a morte da mãe empenha-se em ajudar seus gansos a voltar para o grupo a que pertencem, com o auxílio de um ultraleve. Os deslocamentos são vários: a menina veio da Nova Zelândia para o Canadá, com o pai, e também não tem grande proximidade com ele. Ou seja, toda a sua aventura consiste em reencontrar a si própria. Filme infanto-juvenil de Ballard, cineasta subestimado, com destaque para Paquin.

Paris Trout - Sua Vida Foi um Crime
Bandeirantes, 22h15.

(Paris Trout). EUA, 1991, 98 min. Direção: Stephen Gyllenhaal. Com Dennis Hopper, Barbara Hershey, Ed Harris. Paris Trout é o sulista que se vê no direito de matar duas mulheres negras. Hershey é sua mulher, que não gosta do que vê. Harris, o advogado que também não gosta, mas tem de defendê-lo. Não falta assunto, nem elenco. Falta talento a Gyllenhaal.

Caipiras em Hollywood
SBT, 1h30.

(The Dukes of Hazzard in Hollywood). EUA, 2000, 120 min. Direção: Bradford May. Com Tom Wopat, Catherine Bach. Os Duke Boys (conjunto de shows conhecido nos Estados Unidos) tentam vender a fita com um musical em Hollywood. Espertalhões tentarão passar-lhes a perna. Não passam, o que não impede a comédia de rastejar. Feito para TV. Inédito.

Intercine
Globo, 2h10.

Será exibido o mais votado entre o drama "Sem Medo de Viver" (1993, de Peter Weir, com Jeff Bridges, Isabella Rossellini) e o policial "Meu Nome É Coogan" (1968, de Don Siegel, com Clint Eastwood, Lee J. Cobb).

A Última Chance
Globo, 4h15.

(Her Last Chance). EUA, 1995, 120 min. Direção: Richard A. Colla. Com Kellie Martin, Patti Lupone, Devon Odessa. Depois de induzida ao uso de drogas e álcool por um namorado, ex-garota perfeita entra para um grupo de reabilitação. O namorado e uma amiga não ajudarão em nada para que ela se recupere. Aí não dá, os caras passam dos limites. Feito para a TV.

TV PAGA

As explosões que não matam

Se não há como fugir da enxurrada de especiais sobre os atentados terroristas de 11/9, "Contos de Nova York" (HBO, 0h) retrata um momento (1989) em que a cidade ainda vivia longe do permanente estado de paranóia. Flagra também, através das visões de Woody Allen, Martin Scorsese e Francis Ford Coppola, uma metrópole que tinha arte, ironia e possibilidades como integrantes de um idílico cartão-postal.
Mas se a intenção é fugir do assunto, a solução é partir para o Oriente com a pequena obra-prima "Amor à Flor da Pele" (Cinemax, 10h). Seja no visual impressionante de cores fortíssimas, seja na narrativa repleta de silêncios, sutilezas e explosões internas, vemos um mundo à parte na história de dois quase-amantes. (BRUNO YUTAKA SAITO)



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Lulalelé quer levar no primeiro terno!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.