São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

3º Grammy Latino premia brasileiros

BRUNO YUTAKA SAITO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

No Grammy Latino, é impossível que o Brasil não ganhe, no mínimo, sete prêmios. Seria sinal de que a música feita no país alcançou um status de importância único, se não fosse por um detalhe: a cerimônia tem uma categoria, com sete seções, dedicada apenas aos brasileiros.
Criado em 2000 e impulsionado pelo sucesso de artistas como Ricky Martin nos EUA, o Grammy Latino -que acontece no Kodak Theater, em Hollywood- chega hoje à sua terceira edição, com transmissão ao vivo pelo SBT. É uma verdadeira miscelânea, com categorias como "Tropical" -o evento distribui 41 troféus.
Nas categorias gerais, os brasileiros que concorrem são Ivan Lins (álbum do ano), com o disco "Jobiniando", Camorra e Nocaute (álbum de rap), Quarteto Amazônia (álbum de música clássica), padre Marcelo (álbum de música cristã), Xuxa (álbum infantil) e outros, em categorias técnicas.
Nesta edição, quem teve mais indicações foram o colombiano Carlos Vives (sete) e a cubana Celia Cruz (cinco).
A transmissão do SBT trará a jornalista Marília Gabriela e o músico e presidente da gravadora Trama, João Marcello Bôscoli, atuando como comentaristas.
"Podemos continuar com a esperança de termos um Grammy exclusivamente brasileiro. O desejo deles de aumentar o número de categorias reflete a vontade do comitê do Grammy de retratar melhor todo o panorama da música brasileira nos próximos anos", diz Bôscoli.
Neste panorama brasileiro, entram fatores como a predominância de artistas das gravadoras Universal (13 indicações), Caravelas e Trama (quatro cada uma).
A cerimônia vai trazer ainda shows com Carlos Santana e o grupo P.O.D., os brasileiros Ivan Lins e Bossacucanova, com Roberto Menescal, além de Marc Anthony, Shakira, Juanes e Nelly Furtado, Thalia, entre outros.


3º GRAMMY LATINO - transmissão ao vivo pelo SBT, hoje, às 22h.



Texto Anterior: Visuais: Documenta termina com público recorde
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Se esses são os mocinhos, imagine a cara do bandido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.