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COLEÇÃO FOLHA
CD traz composições para "O Lago dos Cisnes" e "O Quebra-Nozes"; russo é um dos mais conhecidos do público
Volume destaca suítes de Tchaikovski
IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Melodias que ficam na cabeça,
orquestração brilhante, apelo
imediato: semana que vem, a Coleção Folha de Música Clássica leva às bancas as suítes dos balés
mais conhecidos de Tchaikovski:
"O Lago dos Cisnes" e "O Quebra-Nozes".
Um dos compositores mais
queridos do grande público de
hoje, o russo Piotr Ilitch Tchaikovski (1840-1893) lecionou no
Conservatório de Moscou, mas
veio a ter segurança financeira
quando recebeu o patrocínio de
uma excêntrica admiradora, a
abastada viúva Nadejda von
Meck -ambos mantiveram correspondência íntima durante 14
anos, sob condição de jamais se
conhecerem pessoalmente.
A biografia de Tchaikovski foi
marcada por profunda insegurança e pelo sentimento de culpa
com relação a uma homossexualidade que ele jamais admitiria publicamente. O compositor chegou
até a contrair um breve e desastrado matrimônio com uma jovem e
desequilibrada fã.
Durante muitos anos, a versão
"oficial" da morte de Tchaikovski
era de que ele fora vítima de cólera, após beber um copo de água
não-fervida. A partir dos anos 70,
contudo, ganhou força a teoria de
que o compositor teria se suicidado com arsênico, por decisão de
uma "corte de honra" formada
por antigos colegas seus da Escola
de Jurisprudência de São Petersburgo, que o condenaram ao suicídio para que sua conduta sexual
não viesse a público.
Tchaikovski escreveu em vários
gêneros, da música de câmara à
ópera, passando pela sinfonia e
pela canção, e suas partituras para
balé se tornaram mais populares a
partir do momento em que foram
convertidas em suítes, para serem
executadas sem coreografia, nas
salas de concerto.
Com um solo de oboé que, de
tão conhecido, virou até toque de
telefone celular, "O Lago dos Cisnes" foi o primeiro bailado de
Tchaikovski. Difícil acreditar hoje
que a estréia, em Moscou, em
1877, não tenha dado certo. Contudo, escreve o biógrafo Anthony
Holden: "A primeira produção,
no Bolshoi, foi um fracasso abjeto, graças à inadequação do coreógrafo, do regente, dos bailarinos e da orquestra; e não houve
outra montagem enquanto o
compositor viveu".
Item obrigatório na programação natalina das principais companhias clássicas de dança do planeta, "O Quebra-Nozes", com temática infantil, também teve uma
estréia complicada. O balé foi
apresentado em conjunto com a
ópera "Iolanta", também de
Tchaikovski, e nenhuma das produções agradou: um jornal da
época (1892) chegou a dizer que
"O Quebra-Nozes" era "completamente desprovido de criatividade". Um juízo de valor que a posteridade logo se encarregaria de
desmentir.
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