São Paulo, sexta, 18 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Evento une artistas portugueses e brasileiros em shows em São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Porto Alegre
Vinho do Porto Concert fala uma só língua

CRISTIANO CIPRIANO POMBO
free-lance para a Folha

Nos próximos dois finais de semana a música contemporânea portuguesa e a tradição da MPB têm encontro marcado na segunda edição do evento Vinho do Porto Concert.
Sem barreiras impostas pela língua, com o objetivo de atestar a variedade musical de Brasil e Portugal, o evento reúne -em duplas- no mesmo palco, a partir de hoje, artistas brasileiros e portugueses.
Com ou sem afinidades, a música lusitana vem representada por Mísia, Né Ladeiras, Antonio Chainho, Filipa Pais, Maria João e Mário Laginha, e se mistura ao som brasileiro em interpretações de Maria Bethânia, Chico César, Ed Motta e João Bosco.
Ao todo, serão 12 apresentações, divididas entre as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Ribeirão Preto.
As cantoras Maria Bethânia e Mísia -que cantaram juntas na Expo 98, em Lisboa- repetem a parceria e abrem o evento esta noite em São Paulo, com show no Tom Brasil.
Em seu repertório, Mísia -que é natural da cidade do Porto- traça um histórico do fado e ainda mostra trechos de obras de escritores consagrados, como Fernando Pessoa e José Saramago, presentes em canções de seu último disco, "Garra dos Sentidos".
"Será um show de voz. Somos muito semelhantes, com destaque para a força e sensibilidade", admite Mísia, que divide alguns fados com a cantora brasileira -"Meu Amor é Marinheiro", "Estrela do Mar" e outros.
Bethânia, por sua vez, estará interpretando sucessos como "Eu Preciso de Você" (de Roberto e Erasmo Carlos) e "Olhos nos Olhos" (Chico Buarque).
As semelhanças da primeira parceria não se refletem na dupla seguinte. Ed Motta e Né Ladeira cantam juntos amanhã e levam ao palco uma mistura de sons.
Funk, soul e ritmo dançante ficam por conta do brasileiro e seu "Manual Prático para Festas, Bailes e Afins - Vol. 1", enquanto a portuguesa -que também é natural do Porto- apresenta músicas do cancioneiro de seu país, como "Çirigoça" (sic), ao som de gaitas, cavaquinhos e castanholas.
E, encerrando o programa em São Paulo, que é simultâneo ao de Porto Alegre (confira a programação no quadro ao lado), o compositor João Bosco, o guitarrista Antonio Chainho e a cantora Filipa Pais fazem juntos um giro cultural.
Bosco traz canções do CD "As Mil e Uma Noites" e sucessos de sua carreira, enquanto Chainho -que já tocou com Amália Rodrigues- e Filipa apresentam o resultado de uma pesquisa sobre fados.
Além das parcerias, o Vinho do Porto Concert, co-patrocinado pelo Instituto do Comércio Exterior de Portugal (ICEP) e o Banco Bandeirantes, destaca-se pela amplitude. "O evento expandiu territorialmente e vai levar o artista português para fora de seus nichos, como a Casa de Portugal", diz o produtor Raul Leite. Ele adianta que para a próxima edição estão cogitadas as presenças de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.