São Paulo, domingo, 18 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sócios são donos de grupos, rádios e casas de shows

DA REPORTAGEM LOCAL

O enorme sucesso do Aviões do Forró foi alcançado não apenas pelos músicos da banda mas principalmente pela estratégia formulada pelos quatro sócios da A3 Entretenimento.
A A3 é o principal grupo empresarial de forró do Brasil.
Tocada por Carlos Aristides, Isaías Duarte, Claudio Melo e André Camurça, possui um microimpério em Fortaleza relacionado ao gênero: são proprietários de cinco bandas (Aviões do Forró, Solteirões do Forró, Forró do Muído, Forró dos Plays e Forró Real), duas emissoras de rádio (a 102 FM, dedicada ao forró, e a Portal FM, de música "jovem") e cinco casas de shows (Curral do Boi, Kangalha, Forró no Sítio, Hangar, Forrozim; em novembro inauguram a Galpão Quatro).
Dois empresários ouvidos pela Folha e que não quiseram se identificar afirmaram que a A3 evita tocar nas suas rádios e abrir as casas de shows para artistas que não são de propriedade do grupo. Camurça nega.
"Isso não acontece. Abrimos as casas e as rádios para diversas bandas. Até porque os nossos artistas viajam o Brasil inteiro, precisamos de atrações."
Dentro da A3, Carlos Aristides é o responsável pela produção musical das bandas. "Recebo muitas músicas diariamente. Normalmente, o compositor manda só a voz e o violão. Então eu faço o arranjo, defino o andamento da canção."
Dependendo do estilo da música, passa a faixa para determinada banda do grupo.
Cada grupo é registrado sob uma empresa própria -o Aviões funciona como a empresa Aviões do Forró Gravações e Edições Musicais Ltda. Os proprietários são os próprios sócios da A3.
Segundo Camurça, a empresa abriga perto de 200 funcionários, contando a equipe das bandas. "Estamos contratando 20 pessoas, molecada nova, para trabalhar as bandas na internet, em redes sociais como Facebook, MySpace, Orkut." (TN)


Texto Anterior: Banda funciona como uma grande empresa
Próximo Texto: "O pessoal mais antigo diz que não é forró", conta produtor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.