|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Revista "Big" estampa diversidade do Brasil
JULIANA MONACHESI
free-lance para a Folha
Um novo Manifesto Antropofágico, em que artistas como Rosângela Rennó, Mario Cravo Neto, Arnaldo Antunes e Daniela
Thomas vomitam as referências e
representações de Brasil que engoliram. Eis o espírito da revista
"Big Brazil", que tem lançamento
hoje em São Paulo.
A "Big" é uma publicação nova-iorquina impressa em Madri, distribuída em cidades como Tóquio, Londres e Paris e produzida,
a cada número, por uma equipe
completamente diferente. A 25ª
edição foi feita por colaboradores
brasileiros e traz registros pouco
ortodoxos da cultura nacional.
Segundo o diretor de design e
criação da "Big Brazil", Rico Lins,
o tema que foi sugerido aos colaboradores, "Como é viver no Brasil?", foi pouco seguido. "A identidade da revista deu-se mais pela
diversidade do que pela unidade."
A colcha de retalhos contém de
um demoníaco Carnaval baiano a
um ciberuniverso de clubbers da
periferia, passando por fotografias como as de Rochelle Costi, artista que expôs "Quartos" na última Bienal, que comparece retratando pratos de comida.
A participação do publicitário e
diretor de arte Marcello Serpa começa com uma foto de página inteira: plano fechado na faca partindo uma manga onde se lê "do
que o brasileiro precisa para viver". Na fotografia seguinte, a
simplicidade dos ícones que distribui na página dupla (manga,
santinho, sandálias havaianas, camisinha) fornece uma resposta:
"um pouco de prazer, um pouco
de fé, alguma coisa para comer,
alguma coisa para vestir".
Os exemplos mostram bem a
função da "Big": trata-se de uma
revista de imagens e de estilo. Outros números da revista já se debruçaram sobre temas como o espaço, tribos no mundo, a idéia
abstrata de violência, o sublime.
A editora-executiva da "Big" no
Brasil, Denise Mauler, afirma que
o ponto alto da revista é a ausência de vinculação a uma linha editorial. "O artista tem liberdade total para se expressar." A partir da
"Big Brazil", a "Big" terá anualmente uma edição brasileira.
Lançamento: Big Brazil
Onde: Cinemateca Brasileira (largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila
Clementino, tel. 0/xx/11/5084-2177)
Quando: hoje, às 22h, para convidados
Quanto: R$ 25, o exemplar
Texto Anterior: "Consumo" encerra ano de mostras Próximo Texto: Música: Elba faz 20 anos de carreira com CD e show Índice
|